www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Colunistas
Busca 
Avanço dos tratamentos psicológicos
       Por José Magno Macedo Brasil

O tratamento psicológico tem estado presente de maneira concreta em diversas situações da população. Hoje temos uma maior amplitude nos seus diversos graus de atuação a nível de sociedade. A psicoterapia enquanto avaliação em conduta saiu dos consultórios deixando de lado aquela postura elitizada e assumiu seu papel como ciência e profissão nos contextos mais populares da sociedade. Isso vem ocorrendo cada vez mais de forma acentuada. Hoje temos tratamentos psicológicos (psicoterapia) nos postos de saúde, hospitais, clínicas de qualquer especialidade médica, consultórios etc.


Existe uma maior participação da psicologia escolar e principalmente da psicologia em empresas com seleção e organização em todos os níveis empresariais. Esse avanço é uma conquista da sociedade, pois podemos pensar que o tratamento de qualquer especialidade tem tido o respaldo do tratamento psicoterapêutico. As doenças psicossomáticas têm um tratamento mais humanizado; deixamos de tratar somente com medicamentos e isso também vem acontecendo com as doenças mentais (psicopatologia) a proposta principal desta evolução dos tratamentos psicológicos é ver o individuo de uma maneira mais elaborada não separando o somático do psíquico e sim fazer a conjunção destas duas dimensões com inclusão do espiritual dando uma nova estrutura psico-social, vendo o individuo de forma mais completa, buscando uma nova possibilidade de tratamento e cura de seus problemas de saúde na ordem em que esteja.


Com estas possibilidades fica claro que as condições são muito maiores para tratar um individuo de forma total levando em conta sua história para chegarmos a um melhor diagnóstico. A psicologia como praxes busca isto: dar ao individuo uma melhor qualidade de via, entendendo que somos um todo, não temos que ser tratados de forma parcial, pois essa visão e essa conduta reduzem a nossa possibilidade de uma melhor estabilidade dentro do contexto social. A psicoterapia independente de sua abordagem psicanalítica, analítica, humanista, comportamental e outras tem como foco principal harmonizar e estruturar o individuo diante de suas dificuldades e principalmente dar identidade à pessoa. Isso com certeza é evolução do tratamento psicológico.


A psicologia como profissão vem, com esse objetivo claro dar ao paciente conforto ao tratá-lo em sua estrutura e conseqüentemente uma condição de estar bem com ele e com seu ambiente psico-sócio-cultural. Estamos ganhando espaço dentro desta proposta e dando alternativas de melhores condições de saúde para a população. Tratar psicologicamente um individuo e dar-lhe a oportunidade de viver livre de conflitos, angustias e crises, ou seja, a sua essência como pessoa, dar-lhe uma melhor qualidade de vida.

Dr. José Magno Macedo Brasil
Psicólogo com Especialização em Abordagem em Psicanálista
CRP 14/01447-9.





 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS