www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Colunistas
Busca 
O esporte e sua importância enquanto medida sócio-educativa e qualidade de vida
       Por José Magno Macedo Brasil

Temos como fundamentação do nosso texto, o momento em que vivemos no Brasil e no mundo, presenciamos em uma realidade preocupante a todos níveis, seja social, econômico, habitacional, desempregos e muito mais esses fatores são responsáveis pela atmosfera negativa que vivemos nos noticiários que nos abala e angustia, é violência, drogas, guerras e etc, por onde vamos? Que faremos? Qual o caminho? São perguntas inevitáveis, questionamentos, poderemos fazer? Todas essas indagações são desgastantes, mais temos que encontrar soluções enquanto cidadãos e enquanto sociedade, e ai surge uma saída entre varias, mais uma que acaba englobando dimensões físicas, psiqicas e sociais, que nos abre a perspectiva de procurar mudanças positivas e qual é uma dessas opções? 

Com certeza é o esporte, mais o esporte de forma global e estruturado, presenciei nesse tempo de formação profissional (Psicologo) o quanto o esporte independente de sua modalidade é capaz de mudar o rumo de uma pessoa e conseqüentemente de famílias, o esporte envolve compromete e desperta nas pessoas noções e valores, de companheirismo, solidariedade, união, aprendizado, parceria e etc, o esporte desperta a auto-estima, o cuidado com o corpo físico e psíquico, e com esses valores acima mencionados acaba ajudando na formação da personalidade dando identidade ao atleta.

Quantas reportagens vimos de pessoas que iriam para submundo das drogas, prostituição, corrupção e conseguiram através do esporte mudar essa história, porque também a função do esporte é servir como medida sócio-educativa, ajudando a tirar nossos jovens de fatores de risco, como um balsamo que alivia nossas dores sociais.

Por isso a importância que aja políticas públicas para o esporte no Brasil, com isso iremos promover a saúde, a família, valores e princípios que ajudam na formação do caráter do indivíduo, que os nosso administradores na esfera que estejam possam ter o olhar de atenção para o esporte como elevação para termos condições de formar gerações com saúde, aliviando nossas dificuldades sociais, gerando qualidade de vida e promovendo o bem estar, salvando pessoas do submundo e dando a eles novas perspectivas e expectativas de vida, que o esporte assuma sua função com mais solidez ajudando na constituição de uma sociedade melhor e gerando esperanças de dias melhores para nossas vidas e nosso Brasil.

E olhando por esse prisma o quanto é importante escolas direcionadas ao esporte e sua proliferação, é ali que se começa a trabalhar e formar o cidadão, independente de seu potencial esportivo, de sua qualidade para a modalidade, formar indivíduos que possam servir a sociedade é a função maior do esporte, que possam ter orgulho dos nossos Romários, Ronaldos, João do Pulo, Gibas, Joaquim Cruz, Pelé e muitos outros que serão exemplo e modelo de como o esporte é importante formação de um país melhor e quanto ele ajuda a mudar os caminhos de nossa sociedade.

José Magno Macedo Brasil, Psicólogo com Especialização em Abordagem em Psicanálise


 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
   
Barbara Marcela

    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS