www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Colunistas
Busca 
Crise moral
       Por José Magno Macedo Brasil

Temos a sensação de estarmos andando na contramão da evolução social e moral no Brasil, infelizmente colhemos hoje as seqüelas de vários anos de ditadura, onde tivemos que calar nossa voz diante do autoritarismo de um regime doente, que nos oprimiu e reprimiu, desvalorizou nossa auto-estima enquanto cidadãos e país, fizeram com que nos sentíssemos impotentes diante dos nossos valores, princípios e ainda nos trouxe a descrença de dias melhores. A democracia estava falida no Brasil, o grito de horror dos nossos perseguidos políticos ecoava em nossas consciências, nos deixando impotentes diante da vontade de mudar. Esses anos de ditadura nos custaram muito enquanto país, contribuiu com o atraso e pior, nos inferiorizamos socialmente. Triste época que ainda resiste em sobreviver em algumas mentes em pontos isolados de regiões do Brasil.

Surge um novo tempo: Diretas Já, uma nova aurora descortina diante de nossos olhos, confiamos em um país que voltava a engatinhar socialmente e politicamente, descobrimos que podíamos ser fortes de novo, resgatamos nossa auto-estima, a confiança estava de volta, calamos a ditadura e fechamos os porões usados para oprimir mentes humanas. A nova república trouxe novos tempos, sonhávamos com uma realidade que nos devolveria a esperança de sermos respeitados como cidadãos e pais, acreditávamos em um novo tempo com educação, saúde, habitação, igualdade de oportunidades, justiça social, dignidade, decência e etc, Os cidadãos seriam tratados de forma próspera e respeitosa, Esse era a expectativa.

Mais como todo “sonho” tem desfecho, esse infelizmente acabou em uma verdadeira onda de corrupção, oportunismo e hipocrisia, voltamos a sentir os reflexos da ditadura e da falta de consciência social, um país sem planejamento e com desigualdades profundas, onde se exclui e marginaliza as pessoas, a classe política sem generalizar prostitua. Sem envolvimento e comprometimento com as necessidades da população, claro, culpa nossa que não sabemos escolher, e ai é aparecem mensalão, panetones, dinheiro em meia e cueca, caciques políticos que querem perpetuar no poder para continuar com privilégios e vivendo do sofrimento alheio, todo esse cenário que estamos vivenciando é crise moral, o país está na U.T.I. de valores éticos e morais. Perdemos o controle, o que fazer? O principal é rever nossa conduta e convenções sociais, acordando para mudar nosso caminho através de uma nova proposta e consciência social, o que vivemos em nosso país são resquícios de anos e anos de uma ditadura sordia de valores e princípios.

Iremos caminhar quando aprendermos a exercer nossa cidadania nos responsabilizando de sermos agentes diretos de mudanças em nossa realidade. A crise é moral e somente nos organizando enquanto sociedade conseguiremos minimizá-las ou seja resgatando instituição e fazendo uma grande colisão social de padrões e valores, viva a democracia de pensar e poder agir sempre visando melhor o que está a nossa volta.

José Magno Macedo Brasil,
Psicólogo com Especialização em Abordagem em Psicanálise

 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS