www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Colunistas
Busca 
O objetivo profissional foi alcançado, a realização de um sonho ver o Esporte Clube Comercial campeão estadual de 2010
       Por José Magno Macedo Brasil

No começo de abril desse ano recebi um convite que me deixou satisfeito, assumir o departamento de psicologia do Esporte Clube Comercial, um desejo antigo que se tornou realidade. Profissionalmente pra mim um desafio já que eu tinha a vontade de trabalhar no Clube onde fui criado e vivi um período ótimo da minha infância e adolescência, ali pode conviver com vários amigos que continuam até hoje no Clube. Essa era uma divida que eu tinha: ser campeão profissional com o Comercial e com meu pai, sócio fundador do Clube, diretor, ou seja, todos os ingredientes para que eu abraça-se o objetivo e me motivasse para desenvolver junto com os amigos da comissão técnica e jogadores um trabalho que fosse premiado com o titulo de Campeão estadual.

A caminhada foi dificílima, comecei a desenvolver o trabalho de psicologia esportiva em um momento delicado e urgente da competição, vínhamos (comercial) de resultados negativos, os jogadores estavam inseguros e pressionados com a possibilidade de não classificarmos, algo urgente tinha que ser feito ou se não a projeção era a desclassificação, recebi todo o apoio da diretoria do clube para desempenhar o trabalho psicológico, o primeiro passo foi buscarmos internalizar e mentalizar qual era o nosso objetivo, o segundo passo foi dar identidade ao grupo e o terceiro formalizar um grande pacto para alcançarmos o objetivo principal que era o título estadual.

Fizemos tudo com equilíbrio e com a participação efetiva de todos, percebi e falei em uma das nossas palestras que esse é um grupo campeão, sabe por quê? Pela entrega e envolvimento dos atletas, comissão técnica e diretoria na nossa proposta, ficou claro que todos estávamos cientes da nossa responsabilidade, superamos as diferenças internas que nos atrapalhava e nos unimos , ficamos fortes, conseguimos aquilo que propus no trabalho psicológico que era a formação de um grupo coeso, mas como? Cada um de nos atletas e comissão, jogamos nossa vontade individual para formarmos um núcleo em que todos tivéssemos focados em um objetivo e depois conseguimos criar um grupo com identidade sendo fundamental para nossa ascensão a todos os níveis.

Esse foi um trabalho vitorioso e articulado, primeiro o objetivo imediato a classificação na primeira fase e foi surpreendente depois da nossa primeira palestra a mudança de postura e atitude do time (Comercial) que foi reconhecida pela torcida e imprensa, ali começou a formar e surgir o campeão, grupo focado e adquirindo confiança e segurança em cada resultado positivo e sabendo administrar as adversidades.

Sempre nas palestras discutíamos que tudo era passo a passo, etapa por etapa, para chegarmos ao titulo e com certeza todo esse processo psicológico foi absorvido e colocado em pratica com isso a proposta psicológica foi alcançada com postura e atitudes de campeões.

Tenho muito que agradecer as pessoas que me deram a oportunidade de ser psicólogo do Comercial, entre eles os amigos Zé Ricardo (auxiliar técnico) Amarildo (técnico da equipe) Renato (diretor de futebol), Carlos A. Assis (presidente), toda a comissão técnica e principalmente aos jogadores que criamos um relacionamento paternal e de conselheiro acreditando naquilo que conversamos coletivamente e individualmente, sendo fundamental para que o resultado fosse positivo, agradeço a imprensa, os amigos do Hora da Notícia, Fernando e Iara, rádio FM cidade, Cesarino e Fabiano, rádio Globo, Sadib e Roni e todos que torceram pelo meu sucesso e pela vitoria do Comercial em Costa Rica e Campo Grande.

É gratificante ver um trabalho coroado com o titulo como foi o nosso, soubemos reverter um momento difícil que poderia ter terminado com o nosso sonho de sermos campeões e nos tornamos os melhores. Aproveito para salientar a importância da psicologia nos esportes, ela é um instrumento de conscientização, mobilização e também aliviador de tensões, o trabalho tem que ser articulado e planejado para obtermos resultados positivos, todo trabalho que é centralizado e tem dono não é profissional e sim amador, como temos visto ainda no Brasil, a modalidade (futebol), exige muito do emocional mais infelizmente tem dirigentes que se dizem profissionais e não percebe isso, o Comercial fez o oposto e hoje é exemplo de equilíbrio e planejamento profissional.

Dia 5 junho de 2010 o desenlace dessa caminhada foi o titulo, somos campeões, eu quero também mandar abraços e elogios para a cidade de Navirai e a imprensa local. A cidade tem uma excelente equipe de futebol, um excelente trabalho que tem mantido regularidade e padrão de resultados, eles também são campeões. Eu realizo um sonho pessoal da minha família e de pessoas que amo muito, principalmente do meu pai, Wanderley Brasil, já falecido, o titulo é nosso, promessa cumprida, do meu sogro Hilton Bulhões, também já falecido pessoas que lutaram pelo Esporte Clube Comercial. O titulo é nosso, sou campeão junto com o Esporte Clube Comercial, meu Clube de coração, é bom unir realização profissional com paixão, isso é futebol.

Valeu comissão técnica, jogadores, diretoria e torcida. Somos os melhores de Mato Grosso do sul, Esporte Clube Comercial, o campeão estadual de 2010.


José Magno Macedo Brasil
Psicólogo do Esporte Clube Comercial.

 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS