www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Colunistas
Busca 
O carnaval, alegria do povo
       Por José Magno Macedo Brasil

É carnaval, a maior festa popular do mundo e do Brasil, o país se mobiliza e respira carnaval. Não só nos cinco dias de folia, mas nos meses que antecedem a festa, a alegria esta no ar, as pessoas se enfeitam e liberam fantasias do inconsciente coletivo. O ambiente social facilita formas de expressão múltiplas, são dias para aproveitar a irrevencia e a liberdade de ser folião em suas expressões de alegria.

Fazendo uma leitura social da festa percebemos também que esse momento tem a projeção de mensagens sociais, pois é neste contexto que a sociedade tem a oportunidade de manifestar sua insatisfação com a realidade que vivemos, e faz críticas pertinentes através dos movimentos sociais da festa que são representados por blocos, escolas de samba com seus enredos. É o carnaval assumindo sua faceta crítica com alegria e com mensagens para a população refletir. Outra questão que fica bem pontuada esses dias é a inversão de normas e regras sociais, ocorre uma subversão dos padrões e com isso não há posição hierárquica nem camadas sociais definidas, ou seja, o pobre fica no mesmo patamar do rico, ocorre mistura de raças, não há patrão nem empregados, somos todos iguais dentro do contexto social, nos misturamos e quebramos todos os paradigmas estabelecidos pelas convenções da sociedade, a festa do riso como manifestação da alegria acompanhada com a criticas da situação social que infelizmente vivemos no Brasil.

O carnaval é uma das válvulas de escape da população brasileira, o momento e para descontrair e deixar as preocupações de lado, dias de descanso e alegria. O carnaval festa popular mais esperada no Brasil, o país é carnaval em sua essência que façamos dessa festa momento de alegria com responsabilidade social, buscando um país melhor com justiça social, alegria e harmonia em nossa convivência.

José Magno Macedo Brasil,
Psicólogo com Especialização em Abordagem em Psicanálise

E-mail:  [email protected]

 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS