www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Geral
23/06/2014 - 12:35
Marco Civil da Internet entra em vigor nesta segunda
Foto: Divulgação
Opinião e Notícia
Passados sete anos de discussões técnicas e lobby político, o Marco Civil da Internet passa a vigorar no país nesta segunda-feira, 23. Contudo, a lei contém temas sensíveis que ainda necessitam de regulamentação.
 
O texto apresenta uma série de garantias ao internauta, como a proteção da privacidade e defesa da liberdade de expressão. Entretanto, artigos que tratam sobre exceções à neutralidade de rede e armazenamento de dados estão em suspenso, à espera de regras que definam sua aplicação.
 
Segundo Ronaldo Lemos, coordenador do Instituto de Tecnologia e Sociedade e colaborador na redação da lei, os pontos sensíveis só estão sendo debatidos por “grupos ligados ao governo”. “Começa agora outra batalha”, diz Lemos.
Para o deputado Alessando Molon (PT), relator do projeto na Câmara, o espírito participativo que marcou a construção do Marco Civil será mantido na criação dos regulamentos. Segundo Molon, o debate público sobre os regulamentos deve começar imediatamente, talvez antes do fim do mês.
 
O Marco Civil foi sancionado no fim de abril deste ano e as empresas tiveram 60 dias para se adequarem à nova legislação. Embora quase imperceptíveis no uso cotidiano do internauta, as mudanças são importantes, sobretudo quanto à proteção da privacidade. A partir de agora, todos os serviços de internet são obrigados a deixar claro para o cidadão como suas informações pessoais serão coletadas e tratadas.
 
Os quase nunca lidos “termos de uso” devem dar destaque às políticas de “coleta, uso, armazenamento e tratamento de dados pessoais”, uma vez que o fornecimento dessas informações a terceiros é vedada, “salvo mediante consentimento livre, expresso e informado ou nas hipóteses previstas em lei”.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
   
Barbara Marcela

    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS