www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
06/05/2015 - 06:06
BNDES lança programa para recuperação da Mata Atlântica
Foto: Divulgação
Portal Planalto
Em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou nesta terça-feira (5) o programa BNDES Restauração Ecológica, que vai financiar projetos de recuperação da vegetação nativa em biomas como a Mata Atlântica, os Pampas e o Cerrado, com recursos não reembolsáveis. O anúncio foi feito pelo presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e pela ministra Izabella Teixeira, no Rio de Janeiro (RJ).
 
Com um investimento de R$ 20 milhões, a primeira fase do programa será focada na Mata Atlântica, bioma que era atendido pelo programa BNDES Mata Atlântica — já encerrado —, e que originou a iniciativa atual. Considerada prioritária por estar próxima da população urbana, a Mata Atlântica possui menor vegetação nativa remanescente e tem importante papel na manutenção do abastecimento de água na região Sudeste.
 
As áreas a serem recuperadas poderão estar localizadas em unidades de conservação - de posse ou domínio público, em Reserva Particular do Patrimônio Natural constituída voluntariamente, em Reserva Legal e em Assentamentos da Reforma Agrária ou em Territórios Quilombolas, em terras indígenas reconhecidas pela Fundação Nacional do Índio, e em áreas de preservação permanente (APP). Poderão ser financiadas aquisições de sementes, mudas, insumos, máquinas e equipamentos, cercas, viveiros de espécies nativas, mão de obra, pesquisas e outros investimentos.
 
As regiões localizadas no bioma Amazônia não poderão participar do programa, pois já dispõem do Fundo Amazônia. 
 
Regulamento
 
O prazo para a submissão de projetos vai até o próximo dia 3 de julho. As regras para se candidatar ao financiamento estão disponíveis no site do banco. As iniciativas deverão propor a recuperação de áreas com tamanho entre 200 e 400 hectares, sem a necessidade de serem contínuas.
 
Desafios
 
De acordo com o presidente do BNDES, o programa é um passo inicial para aumentar a escala da restauração ecológica no Brasil: "Temos um imenso desafio pela frente, e esse desafio é de 12 milhões de hectares nos próximos 20 anos, de recuperação no Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa", afirmou.
 
Para a ministra Izabella Teixeira, 12 milhões de hectares é só um primeiro prognóstico. Segundo a ministra, o Cadastro Ambiental Rural mostrou que há, pelo menos, 22 milhões de hectares a serem restaurados. "Mas, para quem tinha zero, 12 milhões passa a ser um sonho de consumo", afirmou.
 
Projetos em andamento
 
Desde a sua criação, em 2009, a Iniciativa BNDES Mata Atlântica (IBMA) apoiou 15 projetos para restauração de 3 mil hectares de vegetação nativa, no valor total de R$ 43 milhões. Já foram iniciados os trabalhos de restauração em cerca de 1.800 hectares . 
 
O BNDES também oferece apoio reembolsável para o setor de restauração por meio da linha BNDES Florestal, do Programa Fundo Clima e do Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC).  O Banco se credencia como um dos financiadores da restauração da vegetação nativa em atendimento ao Código Florestal. Até o momento foram firmados contratos de restauração para uma área total de 25 mil hectares.
 
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS