www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
16/10/2015 - 07:36
Prefeitura de Figueirão reúne criadores do Norte de MS para apresentar detalhes do Pacto Sinal Verde
Foto: Hilton Bulhões
Assessoria PMF
A convite da Prefeitura Municipal de Figueirão (MS), criadores da região Norte do Estado vão até a Areia Santa conhecer detalhes do Pacto Sinal Verde, iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul lançada em agosto, em parceria com entidades relacionadas à pecuária e com apoio da JBS. A finalidade do evento é apresentar o modelo de produção integrada para atender às novas demandas dos consumidores brasileiros e internacionais, como estratégia para alavancar a produção e comercialização da carne bovina do Estado. A apresentação será no sábado (17), a partir das 9h30, em Figueirão, no Tatersal de Leilões da Fazenda 3R.
 
O evento surgiu da necessidade de conscientização dos criadores, que devem ampliar a qualidade da produção local, com padronização dos animais, tipificação de carcaça, buscando maior fidelização com os canais de venda. “Apesar de estarmos na região que apresenta excelentes índices de qualidade à indústria, o mercado interno e externo tem exigido mais. Os pecuaristas também podem fazer mais pelos consumidores e por eles próprios, que buscam melhores índices de rentabilidade”, detalha o prefeito de Figueirão, Rogério Rosalin. “É uma oportunidade histórica que temos de estimular a união entre a classe criadora, em prol de avanços mercadológicos, que levarão o nome de Mato Grosso do Sul cada vez mais longe e alinhado à qualidade”, completa. 
 
“Temos desenvolvido e implantado diversas ferramentas desde 2012 a fim de melhorar o relacionamento entre a indústria e o pecuarista. Uma delas é o Farol da Qualidade, que correlaciona os parâmetros técnicos da carcaça em farol verde (padrão desejável), farol amarelo (padrão tolerável) e farol vermelho (padrão indesejável). Em conjunto funcionam diversos protocolos de tipificação, entre eles o Juntos por um Boi de Sucesso, que premia o pecuarista fornecedor de carcaças no padrão desejável”, explica Eduardo Pedroso, diretor de Originação para SP e MS da JBS. Como apoiadora do Pacto Sinal Verde, a JBS se comprometeu a atingir 100% do abate tipificado no Estado até dezembro deste ano, assim como elevar o farol verde da qualidade dos atuais 27% para 50% e reduzir o farol vermelho da qualidade de 10% para 3%, até agosto de 2016. A empresa também vai remunerar os pecuaristas de forma diferenciada, de acordo com a qualidade dos animais.
 
O criador Waldemar Schimorantz, proprietário da Fazenda Ventura, em Figueirão, encaminhou na quarta-feira (14), 340 animais para abate em Campo Grande, com 91,5% das carcaças classificadas como farol verde, sendo considerada carne de elevada qualidade e digna de exportação. “Existe um potencial imenso em Mato Grosso do Sul, principalmente na região Norte. Diminuindo a idade de abate, como fizemos, padronizando os animais e investindo na criação, todo mundo ganha, seja a indústria ao apresentar qualidade, o pecuarista com a bonificação, e o consumidor com a maciez da carne”, afirma o pecuarista, apontando para as vantagens do Pacto Sinal Verde.
 
Fidelizar e abrir novos mercados para a carne do Estado de Mato Grosso do Sul, atingir 100% do abate do Estado tipificado e, promover o mapeamento digital da cadeia fornecedora como ferramenta de auxílio ao planejamento da produção e logística (transporte) da matéria-prima e escoamento da produção do Estado, estão entre os objetivos do Pacto Sinal Verde, que será detalhado aos criadores do Norte de MS.
 
A sustentabilidade também é parte fundamental do Pacto Sinal Verde, pois os parceiros querem incentivar a regularização ambiental das propriedades rurais por meio da adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), promover a intensificação sustentável da pecuária por meio do aumento progressivo da arroba de carcaça/hectare - em atendimento ao Novo Código Florestal Brasileiro, e promover o crescimento da adoção de sistemas integrados de produção.
 
A Abiec, Famasul, Acrissul, Embrapa Gado de Corte e a Novilho Precoce são entidades parceiras do Pacto Sinal Verde, responsáveis pela interlocução com a base produtiva, trazendo mais legitimidade ao diálogo, além de contribuírem com soluções sustentáveis.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS