www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
09/06/2016 - 18:00
Figueirão alcança a 13ª colocação no ranking estadual de transparência
Foto: Divulgação
Entre os menores municípios em expansão territorial, população e arrecadação, Figueirão se destaca no quesito transparência, segundo relatório divulgado pelo Ministério Público federeal (MPF). O órgão divulgou nesta quarta-feira (8), o Ranking Nacional dos Portais da Transparência de todos os municípios brasileiros. Na colocação estadual, Figueirão está na 13ª colocação, do total de 79 município, empatado com Aparecida do Taboado e Rio Negro. Segundo a Prefeitura Municipal de Figueirão, que passou de 27ª colocada ano passado, para 13ª este ano, uma nova ferramenta, chamada “Transparência +”, está em desenvolvimento, para elevar o nível de transparência dos atos administrativos e alcançar melhores posições no ranking.
 
Em uma escala empregada pelo Ministério Público, que avalia a transparência com notas de 0 a 10, Figueirão subiu 2,9 pontos, passando de 5 pontos, no ano passado, para 7,9 na avaliação atual. Figueirão fica à frente de municípios mais estruturados como a capital, Campo Grande,  que neste ano caiu, de 24º lugar em 2015 para a pior nota entre as capitais brasileiras, ficando na 54ª colocação estadual.
 
De acordo com a controladora interna da Prefeitura Municipal de Figueirão, Frasia Catarina de Araújo, a metologia para elevar a transparência está relacionada à alimentação contínua e eficaz de sistemas internos. “A nossa equipe de trabalho alimenta o portal da transparência através de sistemas informatizados que enviam as informações de alguns setores, nós temos um controle diário do Portal, em responder com agilidade as solicitações que a população nos envia, e também pelo Sistema de Informação ao Cidadão (SIC) presencial que está centralizado na recepção da prefeitura”, pontua Frasia.
 
Além da alimentação constante do Sistema, a gestão participou de capacitações, pela Controladoria Geral da União, e realizou palestras com os secretários e alguns funcionários mencionando a importância e o cumprimento da Lei nº. 12.527, de 18 de novembro de 2011 - Lei de Acesso a Informação (LAI).
 
Segundo o prefeito, Rogério Rosalin, apesar de alguns desafios, como o sinal de internet no município. “Nossa maior dificuldade é a internet para poder alimentar o portal, no site oficial da Prefeitura, pois as informações nem sempre é via sistema, e sim, por dados que os servidores informam. Mas como transparência está entre nossas prioridade, rompemos barreiras para arcar com as responsabilidade”, enfatiza Rosalin.
 
Para a avaliação os responsáveis levaram em consideração um questionário criado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), baseado nas “boas práticas de transparência”. O projeto fiscaliza o cumprimento das Leis Complementares nº 101/2000 e nº 131/2009 e da Lei Ordinária nº 12.527/2011 pelos gestores municipais e estaduais. Leis que tornam obrigatórias e públicas a prestação de contas, bem como as informações sobre a arrecadação e gastos.
 
Receita e despesa nos últimos seis meses; ferramenta de pesquisa de conteúdo; endereços e telefones das respectivas unidades e horários de atendimento; íntegra dos editais de licitação e dos contratos firmados; relatório de gestão do ano anterior e possibilidade de pedidos de informação por meio eletrônico, e acompanhamento da solicitação, estão entre os itens avaliados em todos os municípios brasileiros.
 
 
Texto: Diego Silva
 
Fotos: Assessoria de Comunicação
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS