www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Saúde
21/12/2017 - 09:24
Quatro prédios de postos de saúde foram reformados e entregues para a população, outros dois estão em reforma
Hora da Notícia

O prefeito Waldeli Rosa, (PMDB) entregou no último dia 19 de dezembro para a população obras de melhoria nos prédios dos quatros ESF (Postos Estratégia Saúde da Família) localizados nos bairros: Vila Nunes, Sonho Meu III e São Francisco e central. De acordo com o chefe do executivo o valor aplicado em cada edificação foi em torno de R$ 25 mil. O prefeito acompanhado de vereadores e do vice-prefeito Roberto Rodrigues, (DEM) fizeram a entrega de uma caminhonete S-10 adquirida pela prefeitura no valor de R$ 140 mil.

Ele informou que ESF localizado no bairro Vale do Amanhecer será entregue no mês de fevereiro próximo assim como o CEM (Centro de Especialidades Médicas) no mês de janeiro. De acordo com o prefeito nessas duas unidades a reforma foi mais ampla, por isso mais demorada.

A Secretaria Municipal de Saúde, Adriana Maura Maset Tobal informou que as adequações realizadas nas unidades de saúde seguiram as normas do PMAQ (Programa de Melhorias do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica), “o objetivo é incentivar os gestores a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) por meio das equipes de atenção básica à saúde.

Adriana disse ainda que a meta é garantir um padrão de qualidade por meio de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde.

A secretaria informou que a camionete será usada para o transporte de medicamento da capital e dar suporte para as equipes de atendimento na zona rural e em campanhas de vacinação.

Orientações do prefeito:

Waldeli informou que mudanças foram realizadas na área de saúde para melhor atender a população, “a porta de entrada do SUS (Sistema Único de Saúde) são os ESF’s e não a FHCR (Fundação Hospitalar de Costa Rica), disse.

Ele esclareceu que visando melhorar o atendimento para os usuários foram adotados procedimentos: “primeiro o paciente deve procurar os Posto de Saúde no bairro, lá vão estar os médicos cumprindo oito horas de trabalho diariamente durante os cinco dias da semana, afirmou.

O prefeito ressaltou que caso o paciente precise de encaminhamento para especialista o médico vai encaminhar para o CEM (Centro de Especialidades Médicas) onde de acordo com ele há onze médicos com especialidades a disposição.

O chefe do executivo destacou que a Fundação Hospitalar só deve ser procurada para atendimento em casos de urgência e emergências, “isso evita a superlotação na Fundação, os postos estão equipados e com médicos capacitados para o atendimento”.

Ele argumentou que a porta de entrada para atendimento de saúde são os postos e não a Fundação Hospitalar, “estava acontecendo o inverso”.

O vice-prefeito Roberto agradeceu o empenho dos servidores da saúde, “temos que melhorar cada dia mais, esse trabalho e feito em equipe, assim estamos melhorando a qualidade de vida dos costarriquenses não temos que ser bom temos que ser melhor ainda", enfatizou.

Mais médicos:

O prefeito enalteceu o programa “mais médicos” do governo federal e destacou que os profissionais permanecem durante oito horas nos ESF, “isso facilita, os médicos brasileiros têm, outros compromissos e acabam não ficando às 8 horas nos postos”, disse Waldeli.

Ações de governo:

O secretário de Administração e Finanças Paulo Renato Andriani informou ao Hora da Notícia que aquisição do material para reforma das unidades de saúde foi realizada pelo sistema de pregão eletrônico e os profissionais da secretaria de saúde foi quem executaram as obras, “são servidores do Município que faz com que o preço fique mais baixo”, disse.

A coordenadora da atenção básica, Daiane Pupin, informou que tem cadastradas nos ESF' 7.145 mil famílias sendo 6 na área urbana, “um ESF atende a população da zona rural”, ele está localizado no bairro Vale do Amanhecer.

Para a diretora da fundação Hospitalar, Maria Aparecida da Silva  o fluxo de usuários na Fundação diminuiu muito após as mudanças, “ouve mis comunicação com os profissionais da área”, disse.

Prestigiaram a cerimônia os vereadores: Rosangela Marcal, (PSB) e Claudomiro Martins Rosa,(PSD).



É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Crise levou chefes de família ao desalento’, diz economista
    
   
Lincoln Secco
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS