www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Polícia
29/10/2018 - 13:04
Prefeitura cria programa que beneficia quem transferir seu veículo Costa Rica
Foto: Reprodução
Redação
 
 Governo Municipal por meio da Secretaria de Administração, Finanças, Planejamento, Receita e Controle – lançou no mês de agosto deste ano a Campanha “Costa Rica do Brasil: Emplaca” que visa incentivar a transferência e emplacamento de veículos no município, aumentando assim a participação da cidade na arrecadação do IPVA - Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores.
 
Conforme o prefeito Waldeli dos Santos Rosa, em dois anos a Prefeitura vai receber de volta o dinheiro investido no pagamento das taxas de transferência. “Embora o Governo Municipal terá que gastar com os custos da campanha, a receita do Executivo costarriquense também irá aumentar, já que vai crescer o número de proprietários de automóveis que vão recolher o IPVA de veículos licenciados em Costa Rica, incrementando a arrecadação do município”.
 
“Os custos relativos à transferência de veículo, hoje no valor de R$ 454,19, serão absorvidos com um ou dois anos, quando do recolhimento do IPVA pelo contribuinte que aderir à campanha. Não existem dados oficiais que afiram a quantidade exata de veículos que circulam pela cidade e estejam registrados em outros municípios. Contudo, é notória a presença de automóveis com placas de outras regiões do País, que circulam diariamente por Costa Rica, cujos proprietários provavelmente possuem domicilio nesta cidade”, justificou o prefeito. 
 
O secretário de Administração, Finanças, Planejamento, Receita e Controle Paulo Renato Andriani, esclarece que “se um proprietário de veículo mora em Costa Rica, mas a placa do carro é de outra cidade, o IPVA que ele paga é revertido em favor do município onde o automóvel está licenciado. Com a campanha, espera-se fomentar a transferência desses veículos para o município de Costa Rica, incrementando a receita municipal”, explicou o gestor ao lembrar que “para ter direito ao benefício, o proprietário do automóvel precisa comprovar que mora em Costa Rica”.
 
“O município tem grande responsabilidade em relação ao trânsito e isso demanda investimentos. 50% do IPVA retornam para o município, é por isso que estamos trazendo esta proposta aos proprietários para que transfiram seus veículos e ajudem nossa cidade", destacou Paulo Renato ao concluiu que “com a campanha, a expectativa do Poder Público é aumentar significativamente a arrecadação”.
 
Legislativo
 
O Projeto de Lei N° 1.237/2018, de autoria do prefeito Waldeli dos Santos Rosa (MDB), que autoriza a Prefeitura Municipal a pagar as taxas do Detran/MS - Departamento Estadual de Trânsito - nos casos de transferência de veículos com placas de outras cidades para Costa Rica - MS, o que inclui os custos com a emissão do CRV - Certificado de Registro de Veículo - vistoria veicular, relacração de placa e substituição de tarjeta, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, em discussão única, durante sessão ordinária realizada no dia 13 de agosto de 2018 e sancionado pelo prefeito em 20 de agosto de 2018.
 
Para ter direito ao benefício, o proprietário do automóvel precisa comprovar que mora em Costa Rica e deve procurar a Subsecretaria de Receita e Controle, na Prefeitura de Costa Rica, munido do DAEMS - Documento de Arrecadação do Estado de Mato Grosso do Sul - emitido pelo Detran/MS, onde constam as taxas a serem pagas.
 
O recolhimento do IPVA é anual e o valor arrecadado é divido entre o Estado, o município onde o veículo foi licenciado, e o Fundeb - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.
 
ASSECOM/PMCR
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
A rebelião dos juízes
    
   
Por Gerson Camarotti
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS