www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Eventos
27/12/2018 - 06:56
Mais de 2 mil alunos da REME de Costa Rica foram beneficiados pelo Projeto Book Truck
Foto: ASSECOM/PMCR
Redação
Com o objetivo de incentivar a leitura e levar entretenimento à população a fim de conquistar e agradar novos leitores, tendo como público alvo alunos e a comunidade escolar, o Projeto Book Truck esteve no mês de novembro em Costa Rica – MS.
 
A biblioteca itinerante permaneceu em Costa Rica no período de 20 a 23 de novembro de 2018 e atendeu mais de 2 mil alunos da REME – Rede Municipal de Educação. A apresentação do projeto foi realizada no espaço Multiuso Vair Eduardo da Silva que fica na Escola M. Professor Adenocre Alexandre de Morais.
 
De acordo com o secretário de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura Keyler Simey Garcia Barbosa, a biblioteca itinerante ofereceu mais de 500 livros áudio books e em braile para deficientes visuais. O projeto possui na parte externa mesas, cadeiras, puffs, almofadas e tapetes de leitura, além de contação de histórias, músicas, entre outros. O veículo possui ainda uma rampa de acesso para cadeirantes, monitores e contadores de histórias.
 
“Foi disponibilizado aos visitantes um vasto acervo com conteúdo adulto, juvenil e infantil. O Book Truck trouxe ainda um mascote, o Bookinho, um menino especial e também ofereceu um teatro de fantoches que abordou temáticas relacionadas ao bullying e a inclusão social”, enfatizou o secretário Keyler Barbosa ao lembrar que o projeto é aprovado pela Lei Rouanet de incentivo à cultura, do MinC – Ministério da Cultura.
 
Conforme a secretária Municipal de Educação, professora Mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, esse tipo de iniciativa ajuda na socialização entre todos. Para ela o espaço promove a interação entre alunos de diversas idades. “Este projeto veio para agregar a uma prática já adotada pelas escolas da REME, que é a de incentivar a leitura. O que chamou a atenção, é que as crianças tiveram a oportunidade de fazer a leitura em um ambiente diferente, já que os livros estão dispostos em uma van”, disse a gestora.
 
O Book Truck também esteve presente no 6º Costa Cultura oportunidade em que o público pode conhecer o projeto, ouvir a contação de história, ter acesso ao acervo de livros e também tiveram um momento especial de leitura. “Projetos culturais é grande valia e quando se trata de leitura se torna ainda mais importante”, complementou a Prof.ª Me. Manuelina Martins.
 
O prefeito Waldeli dos Santos Rosa saudou a iniciativa do Book Truck para fomentar de forma criativa o interesse dos alunos do município ao hábito da leitura. “A imaginação faz as pessoas sonharem e a leitura tem um papel fundamental nesse processo. Quem lê conhece novos horizontes e, se o livro for até nossas crianças, é melhor ainda. Agradeço ao projeto por fazer parte desse processo aqui na nossa cidade”, comentou o gestor.
 
Book Truck
 
O projeto já passou por cidades do pais em vários estados beneficiando mais de 55 mil pessoas, entre escolas públicas, asilos e a própria população. O Book Truck utiliza um veículo furgão para promover a cultura e estimular o incentivo à leitura nas cidades por onde passa, contratando músicos locais e outras atrações culturais para ajudar na promoção do hábito da leitura.
 
Desenvolvido pela VR Projetos Culturais e Sociais Transformadores que faz parceria com o MinC, no município, o projeto teve total apoio do Governo de Costa Rica por meio da Secretaria de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura e da SEMED – Secretaria Municipal de Educação.
ASSECOM/PMCR
 
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
A rebelião dos juízes
    
   
Por Gerson Camarotti
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]tmail.com   |   Costa Rica - MS