www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Saúde
09/03/2019 - 08:29
Morador de Corguinho é primeira vítima de meningite em MS; saiba quais são os sintomas
Foto: Reprodução
Midiamax
Um homem de 34 anos, morador da cidade de Corguinho, a 99 quilômetros de Campo Grande, foi identificado pela SES (Secretaria de Estado da Saúde de Mato Grosso do Sul) como a primeira vítima fatal de meningite neste ano.
 
Conforme o órgão de saúde, a vítima era usuária de drogas e álcool, fatores que agravaram ainda mais a doença. A meningite pode ser desencadeada por vírus, fungos, bactérias e outros agentes, já a transmissão pode acontecer de pessoa a pessoa, por gotículas de saliva e secreções da nasofaringe. Ainda de acordo com a SES, por se tratar de uma doença endêmica, os casos são esperados ao longo do ano.
 
Para se prevenir, a Secretaria de Estado da Saúde orienta que a população fique atenta aos sintomas: febre, dor de cabeça, náusea, vômito, rigidez de nuca, prostração, confusão mental ou convulsões. Constatando os sintomas, o paciente será avaliado e o caso de suspeita, investigado.
 
O SUS (Sistema Único de Saúde) disponibiliza o tratamento e as vacinas. Para a meningite meningocócica C, que é a mais comum, a imunização deve ser feita primeiramente aos 3 meses, em seguida aos 5 meses e um reforço deverá ser aplicado com 1 ano de vida. O órgão recomenda outro reforço entre 11 e 14 anos.
 
Para a pneumocócica 10 valente, a imunização deve ser feita aos 2 meses, 4 meses e 1 ano, já a pneumocócica 23 valente é destinada a idosos. A pentavalente, que combate além da meningite, a difteria, tétano, coqueluche, haemophilus influenza tipo B e hepatite B, deve ser aplicada aos 2, 4 e 6 meses.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS