www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
15/05/2019 - 09:48
Câmara de Vereadores participa e é homenageada durante desfile cívico em comemoração aos 39 anos de Costa Rica
Foto: Reprodução
Redação
O desfile cívico marcou a comemoração dos 39 anos de emancipação político-administrativa de Costa Rica – MS. O evento reuniu diversas entidades da sociedade civil que apresentaram um pouco da cultura e tradição costarriquense e homenagearam as personalidades do município.
 
Com o tema “Nos trilhos do desenvolvimento, caminhando passo a passo com o Poder Legislativo” a Escola Estadual José Ferreira da Costa homenageou a Câmara Municipal de Costa Rica. Vereadores e ex-vereadores foram representados pelos alunos que apresentaram durante o desfile atos importantes da Casa de Leis. 
 
A Fanfarra Denner Paes, da escola José Ferreira da Costa, abrilhantou o desfile e conduziu os alunos e os atuais vereadores. O estudante Renan Predigér conduziu o pelotão composto pelos vereadores atuais que legislam em nome da população de Costa Rica: o presidente, Averaldo Barbosa da Costa (MDB); vice-presidente, Rayner Moraes Santos (PR), 1º secretário, Jovenaldo Francisco dos Santos (PSB); 2º secretário, Claudomiro Martins Rosa (PSD); Ailton Martins de Amorim (MDB); Artur Delgado Baird (PSC); José Augusto Maia Vasconcellos (DEM); Lucas Lázaro Gerolomo (PSB); Ronivaldo Garcia Cota (PSDB); Rosângela Marçal Paes (PSB) e Waldomiro Bocalan (PDT) que participaram ativamente do desfile realizado no Centro de Eventos Ramez Tebet. 
 
O presidente do Legislativo, Averaldo Barbosa da Costa, destacou, em nome de todos os edis, o sentimento de gratidão por receber a homenagem da escola. “Foi um dia memorável! Vemos todo o afinco da direção da escola da José Ferreira da Costa em mostrar um pouco do trabalho que a Câmara presta para nossa sociedade, e isso é muito gratificante. Fico ainda mais feliz em saber que a escola leva o nome do meu avô “José Ferreira da Costa, que foi o fundador de Costa Rica, e exatamente no ano que eu estou na presidência desta Casa, então para mim é uma felicidade dupla ter participado e representado esta escola”, destacou o edil agradecendo a diretora adjunta da escola, Maria de Fátima Gomes Maia, a diretora Liliane Carrijo Gomes Meneses, professores, servidores e alunos da escola.
 
Várias autoridades prestigiaram o evento que, segundo a organização, reuniu mais de 5 mil pessoas. Marcaram presença o anfitrião do evento, prefeito Waldeli dos Santos Rosa (MDB), acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Áurea Maria Frezarin Rosa, o vice-prefeito Roberto Rodrigues, o promotor de Justiça Bolívar Luís da Costa Vieira, no ato representando o Poder Judiciário, os deputados Estaduais Eduardo Rocha (MDB) e Antônio Vaz (PRB), e o ex-deputado Estadual Junior Mochi (MDB), Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico Científica, PMA – Polícia Militar Ambiental -, Polícia Militar, toda a equipe de governo composta por secretários, subsecretários e assessores, diretores e coordenadores das escolas estaduais e municipais, além de empresários do município.
 
“Quero parabenizar a organização, ao prefeito Waldeli, por proporcionar esse momento que mostra a história e de tudo aquilo que temos em Costa Rica. Como toda a população viu, todas as secretarias representadas por cada uma das escolas mostrando um pouco da administração municipal.  A participação da nossa sociedade realmente foi maciça e isso significa que eles estão realmente satisfeitos com aquilo que a administração pública tem executado”, finalizou Averaldo Barbosa.
 
Um pouco da história do Legislativo costarriquense
 
Os três primeiros vereadores por Costa Rica, na época ainda distrito de Camapuã-MS, foram: Sr. Antônio Gonçalves de Almeida, representado pelo aluno Jonata Emanuel Ferreira de Oliveira; Sr. Simino Jorge de Oliveira, representado pelo aluno João Victor Oliveira da Silva, e Sr. João Gomes Sobrinho, vereador representado pelo aluno Lucas de Souza Macedo. Os três parlamentares se tornaram a voz da população por uma luta incessante para a emancipação política do nosso município, desmembrando Costa Rica do município de Camapuã no dia 12/05/1980.
 
Após emancipação, o município se desenvolveu supreendentemente, sendo necessária a ampliação da Escola Estadual José Ferreira da Costa; que hoje conta com mais de 1200 alunos, doze salas de aula, área administrativa, biblioteca, quadra poliesportiva coberta, além de uma equipe preparada, que faz a diferença e confia no sucesso dos seus alunos.
 
Apresentando como objetivo: ofertar um ensino eficaz, seguro e responsável, respeitando a dignidade e os direitos dos alunos, pais e comunidade escolar, a escola realiza seu trabalho dentro dos preceitos da nova proposta educacional de nove anos, com a inclusão de crianças desde os sete anos de idade ao Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.
 
Em 1983 foi constituída a Câmara Municipal de Costa Rica, esta Casa de Leis, tem como meta legislar com a população e pela população. O legislador tem a força de lutar, reivindicar, buscar caminhos e abrir portas para as soluções dos problemas, representando com honra a população.
 
Para representar os Presidentes da Câmara Municipal que tanto fizeram pelos cidadãos costarriquenses desfilaram: o aluno Darlysson Silva, homenageando o Presidente Sr. Kendi Nakai – In Memoriam; Francisco Ítalo, homenageando o Presidente Sr. Adair Tiago de Oliveira; Vitor da Costa, homenageando o Presidente Sr. Lourenço Filisbino Paula; Higor Gustavo, homenageando o Presidente Sr. Laurindo Correia de Oliveira; Gustavo Melgaço, homenageando o Presidente Sr. Julio Correia Rodrigues; Rafael Carlos, homenageando o Presidente Sr. Benoni Martins Carrijo;      Rihan Rodrigues, homenageando o Presidente Sr. João Martins Coelho – João Mamão; Murilo Fortes, homenageando o Presidente Sr. João Carlos de Oliveira – In Memoriam; Luciano de Castro, homenageando o Presidente Sr. Ivan da Cruz Pereira - Xixi; Brenner Ferreira, homenageando o Presidente Sr. Ivanildo Ferrari - Didão; Fabricio Lacerda, homenageando o Presidente Sr. Lucas Lázaro Gerolomo; Gustavo Henrique, homenageando o Presidente Sr. José Augusto Maia Vasconcellos; Danilo de Carvalho, homenageando o Presidente Sr. Averaldo Barbosa da Costa.
 
No período de 1983 a 1988, o Poder Legislativo autoriza o Poder Executivo Municipal a implantar: O Sistema de Televisão Local, Via Satélite; Construção do primeiro Centro de Saúde; Pavimentação asfáltica; Criar o serviço autônomo de água e esgoto – SAAE; Construção e instalação da torre para Central telefônica de Costa Rica.
 
O aluno Cristiano da Rosa Santos apresentou os vereadores eleitos de 1983 a 2016; Vitor Hugo, recordou o Vereador Sr. Vilson Garcia Paes; Lucas Marques, recordou o Vereador Sr. Claudionor Martins Carrijo; Douglas Eduardo, recordou o Vereador Sr. Edmundo Souza da Costa – In Memoriam; José Cassio, recordou o vereador Sr. Sebastião Narcizo Lacerda – Tião Totó; Guilherme Campos, recordou o vereador Sr. Anizio Sobrinho de Andrade; Gabriel Ferreira, recordou o vereador Sr. José Divino Francisco da Silva; Rian Gabriel, recordou o vereador Sr. José Edson Narcizo Gonçalves; Fernando Junior, recordou o vereador Sr. Alcides Longhi de Godoy; Marcos Figueiredo, recordou o vereador Sr. Irini Gilberto Marcheti; Elias Pevanti, recordou o vereador Sr. Evaldo Pereira Mesquita; Vicente Nunes, recordando o vereador Sr. Wilson Matheus; Marcelo Pereira, recordou o vereador Sr. Osvaldo Martins de Jesus - Loro; Maurício Rodrigues, recordou o vereador Sr. Hildebrando Alcântara; Amaury Negrão, recordou o vereador Sr. Raul Resende Carvalho; Jáine de Souza, recordou o vereador Sr. Atair Martins Paniago; Valdenor Santos, recordou o vereador Sr. Edmundo Barbosa da Costa; Jairo de Jesus, recordou o vereador Sr. Joaquim Alcides Carrijo - Caquim; Katlyn Eduarda, recordou a vereadora Sra. Aurea Maria Frezarin Rosa; João Victor, recordou o vereador Sr. Ibio Antonio Correa; Vitor Eduardo, recordou o vereador Sr. Acir Ferreira; Amanda Ribeiro, recordou a Vereadora Sra. Evair Gomes de Oliveira; Marcos Deyverson, recordou o vereador Sr. Moacir Justino de Almeida; Uicson Freire, recordou o vereador Sr. José Paulino Garcia.
 
“Educação é um trabalho solidário. Ninguém faz educação sozinho”. É com este pensamento que o Legislativo Municipal, procura melhorias para qualidade do ensino ofertado aos estudantes das escolas de Costa Rica. Com sentimento de orgulho, os vereadores buscam recursos e proporcionam desenvolvimento ao município. Autorizaram a criação da Biblioteca Municipal “Carlos Drummond de Andrade”; a instalação da APAE; Deram início à fundação do Fórum desta Comarca e da empresa de Correios e Telégrafos; Autorizaram a criação do Parque Municipal de Costa Rica e da Lage; Autorizaram o desmembramento de áreas para urbanização; e autorizaram a organização do sistema municipal de defesa do consumidor – PROCON.
 
O aluno Renan Predigér apresentou os atuais vereadores eleitos do município, que legislam em nome da população de Costa Rica.
 
Um pouco da história da Escola Estadual José Ferreira da Costa
 
A Escola Estadual José Ferreira da Costa juntamente com a Câmara Municipal de Costa Rica apresentou durante o Desfile Cívico em comemoração ao 39º Aniversário de Costa Rica o tema: “Nos trilhos do desenvolvimento, caminhando passo a passo com o Poder Legislativo”.
 
Em 197,  iniciou-se as atividades educacionais da “Escola Estadual José Ferreira da Costa” motivo de orgulho para a população de Costa Rica, que por ter a sua frente homens valorosos como Sr. João Gomes Sobrinho, que tinha uma visão a frente de seu tempo, ele  percebia o potencial do distrito, o desenvolvimento e o crescimento populacional, e com esse pensamento travou uma luta incansável por quatro longos anos, buscando em Cuiabá o apoio de  autoridades para atingir seu maior objetivo:  a construção de uma nova escola  para atender as futuras gerações do município.
 
A referida escola iniciou com apenas seis salas de aula e por contar com profissionais que desempenham um trabalho voltado para o desenvolvimento cognitivo, intelectual e afetivo, comprometidos com o futuro dos alunos, a mesma foi ganhando protagonismo na sociedade, sendo necessária sua ampliação.
 
Para finalizar o desfile da escola, a equipe da Escola Estadual José Ferreira da Costa, juntamente com a diretora Adjunta Maria de Fatima Martins Gomes Maia e a diretora Liliane Carrijo agradeceram a presença da comunidade costarriquense, aos alunos, professores e funcionários por representarem com sucesso a Câmara Municipal de Vereadores de Costa Rica. Por:Cassiane Mews
 
 
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player



   
O regime de capitalização
    
   
Daud
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS