www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Geral
21/09/2019 - 07:26
Observação de aves em Costa Rica encontra cerca de 50 espécies das mais de 200 existentes na região
Foto: Reprodução
Com objetivo de ampliar e incentivar o turismo, o município de Costa Rica – MS por meio da SEMTMA – Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura – participou nos dias 17, 18 e 19 de setembro do “Programa de desenvolvimento do Turismo de Observação de Aves” da Fundtur - Fundação de Turismo.
 
O encontro contou com palestras e visitas técnicas em três parques da cidade: Parque Natural Municipal da Lage, Parque Nacional das Emas e Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú.
 
Segundo o diretor de Desenvolvimento do Turismo da Fundtur, Geancarlo Merighi, o turismo de observação de aves é uma atividade sustentável, de baixo investimento, além de ser uma tendência mundial. 
 
“Costa Rica está preparada com toda a infraestrutura encontrada nos Parques, e já possui um monitor ambiental especialista em aves, o profissional Fabiano Ramos, o desafio agora é multiplicar o conhecimento”, enfatizou Merighi. A parceria entre o município e a Fundtur prevê a realização de capacitação de novos monitores especializados em observação de aves.
 
Merighi ressalta as características do turista que observa aves: quase sempre é um colecionador, quer ver, ouvir, fotografar o maior número de espécies possível. “Se há alguma ave que só tem aqui na região é certo que a pessoa vem ver, pois, há uma competição entre colecionadores de aves”, declara. Em Costa Rica há registro do Bacurau de rabo branco, um pássaro raro com risco de extinção, adepto do cerrado e campos limpos com ocorrência de cupinzeiros, sendo o Parque Nacional das Emas a moradia exclusiva da espécie no Brasil.
 
Bolívar Porto, fotógrafo profissional e assessor técnico da Fundtur destaca que a região possui mais de 200 espécies de aves, e um grande potencial para a atividade com o Parque N. M. Salto do Sucuriú próximo à cidade, entre outros, o Parque Nacional das Emas que é a maior unidade de conservação do bioma cerrado no Brasil.
 
A atividade de observar aves não interfere na rotina turística da cidade, mesmo recebendo grandes eventos, será sempre uma opção extra para o visitante. “Queremos ampliar as opções de turismo, e que o visitante tenha cada vez mais motivos para visitar Costa Rica”, afirma o secretário de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, Keyler Simey Garcia Barbosa.
 
Birdwatching ou Passarinhar
Observação de aves é uma atividade de lazer que tem como objetivo principal observar aves livres em seu habitat natural. Também conhecida como Birdwatching (EUA), no Brasil o termo ‘Passarinhar’ tem ganhado força entre o público adepto da prática.
 
Durante a busca pelas aves o silêncio é primordial para não afugentar o alvo. O praticante aprende a emitir sons para atrair os pássaros, tarefa conhecida pelo verbo ‘vocalizar’ – o observador anda pelo bosque, para devagar e com atenção, vocaliza os pássaros emitindo sons pela boca ou por meio de aplicativos específicos instalados no celular, e vislumbra a paisagem utilizando binoculo ou câmera fotográfica.
 
Quem é passarinheiro garante que passarinhar traz benefícios para a saúde e ajuda no desenvolvimento dos sentidos de audição, visão, e a manter o foco e reagir às mudanças repentinas. Além da dedicação em madrugar para chegar até o local de observação a tempo de acompanhar a rotina das aves, pois, muitas já estão em atividade às 5 horas da manhã.
 
O observador e o guia especialista em aves conhecem o hábito de cada espécie, algumas saem em busca de alimento pela manhã, outras a noite. A coruja é conhecida pelo visão noturna, entre outas espécies, o Bacurau de rabo branco encontrado no Parque Nacional das Emas também tem hábito noturno, para observa-lo é preciso seguir pela trilha ao anoitecer até o local correto, pois, há também um território específico onde ele vive dentro do parque.
Na visita técnica realizada nos parques da cidade de Costa Rica foram observadas 50 espécies diferentes no intervalo de tempo de um dia e meio, confira abaixo a lista:
 
Parque Natural Municipal da Lage
Coruja
Periquito Rei
Quero-Quero (com filhotes)
Papagaio verdadeiro
Soldadinho
Biguatinga
Beija-flor
Pitiguari
Andorinhão de coleira
Pula-pula de sobrancelha
João de barro
Pássaro preto
Periquito de encontro amarelo
Ariramba da cauda ruiva
Maria-cavaleira
Pardal 
Ferreirinho relógio 
Sovi
Curicaca
Andorinha doméstica
Guaracava
Bentevizinho de asa ruiva 
Sairá azul
 
Parque Nacional das Emas
Ema
Arara Canindé
Gavião carrapateiro 
Mutum de penacho 
Urubu de cabeça amarela 
Suiriri cavaleiro 
Canário do campo 
Tesoura do brejo
Carcará
Inhambú
Gralha do campo
Pula-pula de sobrancelha
Meia lua do cerrado
Mineirinho
Bacurau do rabo branco
 
Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú
Ariramba preta
Sabiá laranjeira
Bico de brasa
Alma de gato
Tucano 
Chorozinho bicudo
Beija-flor rabo branco canela 
Sairá andorinha
Bentevi rajado
Pula pula 
Assecom/PMCR
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS