www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Eventos
01/10/2019 - 08:10
Setembro Amarelo: Escolas Municipais de Costa Rica recebem ciclo de palestra sobre prevenção ao suicídio
Falar sobre suicídio ainda parece ser um tabu em boa parte da sociedade, mas segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde - a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo e é a segunda principal causa de morte entre indivíduos com faixa etária entre 15 e 29 anos. Por isso sugere-se que a prevenção comece ainda na infância e a escola tem uma significativa parcela de responsabilidade nesse processo.
 
Neste sentido, a Secretaria de Saúde de Costa Rica - MS por meio do NASF - Núcleo Ampliado de Saúde da Família - em parceria com a SEMED - Secretaria Municipal de Educação - realizou durante todo o mês de setembro um ciclo de palestras com a psicóloga Anamaria de Carvalho Federice, que percorreu as Escolas Municipais Vale do Amanhecer, Fábio Rodrigues Barbosa, Professor Adenocre Alexandre de Morais e Francisco Martins Carrijo.
 
A ação, inserida na Campanha Setembro Amarelo, atendeu mais de 700 alunos do 6º ao 8º ano, que tiveram a oportunidade de debater assuntos como bipolaridade, ansiedade, automutilação, depressão, suicídio, suas causas, prevenções, tratamentos e a importância de um acompanhamento psicoterápico com uma abordagem que atenda a necessidade de cada indivíduo.
 
Para o estudante Matheus, de 13 anos, a palestra foi fundamental para desmistificar alguns tabus. “Eu ainda não tinha conversado abertamente sobre depressão e suicídio, e muitas pessoas sofrem com isso no mundo e precisam ser ajudadas. Eu não imaginava que as vezes com uma simples conversa a gente pode salvar alguém” disse o adolescente.
 
Setembro Amarelo
 
Desde de 2015 foi criada a Campanha do Setembro Amarelo pela parceria entre o CVV Centro de Valorização da Vida – CFM - Conselho Federal de Medicina - e a ABP - Associação Brasileira de Psiquiatria. O intuito é criar um período no ano em que a sociedade possa debater, ter conhecimento sobre o tema e possa alertar a população sobre a prevenção do ato.
 
ASSECOM/PMCR com SEMED
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Previdência: reforma corta pensão por morte pela metade e prejudica os cônjuges
    
   
Reforma da Previdência:
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS