www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Educação
19/02/2020 - 06:56
Profissionais da educação de Costa Rica participaram da Jornada Pedagógica “BNCC e a Prática em Sala de Aula”
Foto: Reprodução
O Governo de Costa Rica – MS por meio da Secretaria de Educação realizou no período de 10 a 14 de fevereiro de 2020 a Jornada Pedagógica “BNCC e a Prática em Sala de Aula”. Com uma programação diversificada, o evento reuniu aproximadamente 450 profissionais da REME - Rede Municipal de Educação. 
 
Conforme a secretária Municipal de Educação, professora Mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, o objetivo do encontro foi promover aos participantes a compreensão da importância de desenvolver relações pessoais e interpessoais, resgatar os principais pontos das formações aplicadas em 2019, dar início a construção de textos introdutórios para o currículo municipal, realizar oficinas pedagógicas de forma que estas práticas reflitam de forma eficaz no processo de ensino aprendizagem. 
 
“O desenvolvimento e aprimoramento das práticas educacionais são cultivados durante todo o ano letivo por meio de formações e oficinas, este é um compromisso firmado e cumprido pela SEMED - Secretaria Municipal de Educação. Durante a Jornada Pedagógica, preparamos e integramos os profissionais para mais um ano letivo, desenvolvendo relações como empatia, cooperação e coletividade” destacou a gestora. 
 
O prefeito Waldeli dos Santos Rosa esteve prestigiando os profissionais durante o período de qualificação e destacou a importância de traçar metas e preparar professores, gestores e funcionários para o primeiro semestre letivo do Município. “Tivemos muitas conquistas na área da educação. As instituições de ensino estão com melhor estrutura e temos investido em atividades como essa. O mais importante é seguirmos unidos, trabalhando pela educação. Quero ainda reafirmar o nosso compromisso de melhorar cada vez mais a gestão”, afirmou.
 
Nos cinco dias, os servidores participaram de palestras e oficinais com técnicos, psicólogos, nutricionista, entre outros profissionais. Na segunda-feira (10), diretores, coordenadores, professores, estagiários, auxiliares de serviço diversos, servidores internos da SEMED, inspetores, zeladores e guardas realizaram uma retrospectiva das formações feitas em 2019, receberam orientações e agenda de formação para 2020, bem como participaram da palestra “Abrindo a caixa preta”, com a psicóloga Vanessa Oliveira. 
 
Na terça-feira (11), a nutricionista Etiene Pavan realizou uma Oficina Culinária para cozinheiras, auxiliares de serviços diversos e de limpeza. Já os diretores, coordenadores, professores e estagiários trabalharam as temáticas: Produção dos Textos Introdutórios para o Currículo Municipal; Plenária e Discussões Sobre os Textos Introdutórios e Reordenação dos Componentes Curriculares. 
 
No mesmo dia, motoristas do transporte escolar e servidores da oficina SEMED foram contemplados com a palestra “Higiene, Sono, Cuidado do Corpo e da Mente” com a psicóloga Cecilia Alves dos Santos, enquanto que servidores das secretarias escolares participaram da palestra “O papel do funcionário da Secretaria Escolar no processo de Gestão” realizada pelas servidoras do Setor de Inspeção Escolar e pelo analista de suporte técnico, João Marcos.
 
Dando continuidade ao avento, na quarta-feira (12), diretores, coordenadores, professores e estagiários participaram das Oficinas Pedagógicas por componentes; Educação Financeira e Empreendedorismo, Ciências, Geografia e História. 
 
Na quinta-feira (13), os profissionais discutiram e elaboraram o Plano Anual, realizaram o Planejamento do Período de Sondagem, que acontece de 17 a 21 de fevereiro, e realizaram as organizações pessoais na instituição em que foram lotados. 
 
Encerrando a Semana Pedagógica, na sexta-feira (14) foi realizada a palestra “Entre o sonho e o desafio de ser educador” com o palestrante Jairo de Paula e a 2ª Audiência Pública do Plano Municipal de Educação de Costa Rica, que teve como objetivo apresentar à sociedade civil os avanços na execução das metas do PME - Plano Municipal de Educação - bem como democratizar, conferir e dar transparência sobre o cumprimento das metas. 
 
ASSECOM/PMCR com SEMED
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 


   
IBGE dá início à pesquisa sobre a Covid-19 com entrevistas por telefone
    
   
Ramiro Piergentile Neto
Direito de Opinar
    
   
    
   
Marquinho Galvão

Mais um ano se passou! um ano de alegria e companheirismo!! O prazer da sua amizade, honra t...

    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   horadanoticiaredacao@hotmail.com   |   Costa Rica - MS