www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Geral
27/06/2020 - 07:45
CREAS de Costa Rica realiza Campanha online “Junho Prata” e conscientiza sobre a proteção aos idosos
Foto: Reprodução
Com objetivo de chamar a atenção, sensibilizar e envolver a população no combate à violência contra as pessoas com 60 anos ou mais, o Governo de Costa Rica – MS por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social iniciou nessa semana ações ligadas a Campanha “Junho Prata”.
 
Devido a pandemia do novo Coronavírus, a campanha neste ano será marcada com a realização de várias ações durante o mês de junho por meio das mídias sociais, site institucional do Município de Costa Rica e quando necessário, por meio de atendimento no CREAS – Centro de Referência de Assistência Social - com o intuito de evitar aglomeração de pessoas e a proliferação da Covid-19.
 
O prefeito Waldeli dos Santos Rosa enfatiza que a finalidade da campanha é conscientizar a sociedade civil sobre a importância de minimizar a violência contra a pessoa idosa, conhecer e identificar situações de violência, negligência e abuso contra os idosos.
 
“Queremos sensibilizar a rede de apoio e a sociedade civil quanto à importância do enfrentamento de qualquer tipo de violência contra a pessoa idosa; divulgar as formas e canais de denúncias contra a violência à pessoa idosa, bem como, os canais de acesso e serviços disponíveis no Governo Municipal priorizando a melhoria da qualidade de vida da pessoa com 60 anos ou mais”, complementou o prefeito Waldeli.
 
A coordenadora do CREAS Lucinaura Felisbina acrescenta ainda que a campanha espera disseminar a ideia que “Todos nós temos o dever de denunciar”, caso ocorra alguma situação com familiares, amigos ou vizinhos. “Diante do contexto em que estamos vivenciando, é necessário redobramos nossas atenções com nossos idosos, pois é um período que eles não estão saindo de suas residências, ficando vulneráveis a riscos”, reforçou.
 
Confira abaixo os canais de denúncias disponíveis para comunicar alguma situação de violência aos idosos. Não é necessário se identificar.
Disque 100 – Direitos Humanos;
Disque 190 - Polícia Militar;
Disque 127 - Ministério Público Estadual (0800 647 1127);
Disque CREAS – (67) 3247 7170 / 9 9925 0031 (whatsapp);
Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica - (67) 3247 1301;
Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – (67) 3247 7061;
Ouvidoria Municipal de Costa Rica – 0800 64 771 30 / (67) 9 9964 2759 (whatsapp).
 
Junho Prata
Em Mato Grosso do Sul a Lei Estadual Nº 5.215, de 15 de junho de 2018, institui o Junho Prata, mês de combate à violência contra a pessoa idosa e tem o objetivo de sensibilizar e envolver a população no combate à violência contra pessoas que estão na chamada “terceira idade”.
 
A assistente Social do Município de Costa Rica Luana Oliveira reforça que atos violentos contra a pessoa idosa são problemas que se agravam e se estendem gradativamente, e que demandam muita atenção, principalmente de familiares, órgãos da Saúde, órgãos de Garantias de Diretos, serviço socioassistenciais e sociedade civil. 
 
Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
Na última segunda-feira, 15 de junho de 2020, foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída pela ONU -  Organização das Nações Unidas - e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa. 
 
ASSECOM/PMCR
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 


   
IBGE dá início à pesquisa sobre a Covid-19 com entrevistas por telefone
    
   
Ramiro Piergentile Neto
Direito de Opinar
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   horadanoticiaredacao@hotmail.com   |   Costa Rica - MS