www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
09/11/2020 - 08:57
Eleições 2020:Tudo pronto para realização das eleições em Costa Rica e Alcinópolis
Foto: H.N
Hora da Notícia
A justiça eleitoral de Costa Rica/MS realizou no ultimo domingo (08) a carga, lacre e conferência das urnas eletrônicas para a eleição municipal que será realizada no próximo dia 15 (domingo). O procedimento foi realizado também nas urnas do Município de Alcinópolis, distante cerca de 90 km de Costa Rica uma vez que a justiça eleitoral da comarca é responsável pela eleição naquele município. O Juiz eleitoral Francisco Soliman é o responsável pela realização da eleição nos dois municípios que estão ligados ao Cartório Eleitoral da 38ª Zona Eleitoral.  
 
O magistrado informou que a carga e lacre, é ação que acontece logo após a geração de mídias e consiste na transferência para as urnas eletrônicas dos dados dos eleitores, de acordo com as seções eleitorais, bem como dos candidatos que concorrerão nas eleições. Em seguida são colocados os lacres nos compartimentos das máquinas, devidamente assinados pelo Juiz Eleitoral, o promotor eleitoral e as autoridades presentes, em seguida os equipamentos são guardados em caixas individuais no Cartório Eleitoral. 
 
Foram realizados testes em duas urnas, sendo uma de Costa Rica e outra de Alcinópolis, primeiro com a inserção do cartão de memória, contendo as informações dos candidatos, cargos e dos eleitores que votam na referida seção onde foi verificado que os dispositivos estava funcionando corretamente. 
 
O juiz informou que os representantes de partidos dos políticos e coligações convocados para acompanhar os procedimentos não compareceram para acompanhar os trabalhos. 
 
Palavra do juiz: 
 
O Juiz eleitoral destacou a segurança das urnas: “o sistema brasileiro, é seguro, não se tem êxito de fraudes, o Brasil criou um sistema que funciona, com rapidez e segurança da votação, o sigilo do voto e o mais avançado do mundo, um orgulho do Brasil. Queremos transparência em todas as etapas da organização do pleito e a fiscalização da sociedade para analisar e verificar a autenticidade dos sistemas que serão utilizados nas urnas em Costa Rica em todo o Brasil, as urna eletrônica são aprimoradas constantemente pelos técnicos da área de Tecnologia da Informação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). As urnas eletrônicas são microcomputadores que tem função especificas e não tem conexão com a rede, não tem acesso à internet e sim por via satélite, é impossível adulterar o programa que foi disseminado na urna. O programa só funcionara no dia 15 a partir das seis horas, disse o magistrado ao Hora da Notícia.  
 
Número de Eleitor:  
 
O magistrado informou que estão aptos a serem votados 75 candidatos a vereadores e vereadoras, e dois candidatos a prefeitos. Já em Alcinópolis são 33 candidatos ao cargo de vereador, lá há um único candidato a prefeito, que busca a reeleição. Costa Rica conta 74 sessões eleitorais, sendo uma na zona rural. 
 
Eleitores aptos a votar: 
 
Em Alcinópolis estão cadastrados 3.502 eleitores aptos a votar. Já em Costa Rica são 22.377 eleitores. 
 
Custo da eleição nos dois Municípios: 
 
De acordo com chefe do Cartório Eleitoral, Ozair da Maia Ribeiro o custo da eleição em costa Rica e Alcinópolis deve ser em torno de 22 mil, esse valor inclui despesas como locação e manutenção de veículos, materiais de expediente, treinamento de pessoal, diárias, passagens e serviço de sistema móvel para transmissão de dados via satélite. 
 
Ozair, informou ao Hora da Notícia que serão inseminadas 83 urnas de Costa Rica e mais 11 urnas de Alcinópolis. De acordo com ele as urnas começam a ser entregues aos presidentes de sessões eleitorais na próxima sexta-feira (13) e sábado (14). Ainda segundo ele o TRE (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) contratou cinco técnicos para manutenção no sistema. Ele disse ainda que seis urnas reservas estão á disposição caso aconteça imprevistos. 
 
Acompanharam o trabalho:  
 
O promotor eleitoral responsável pela fiscalização da eleição é George Cássio Tiosso Abbud. Ele acompanhou o processo de carga e lacre das urnas eletrônicas.  
 
O processo foi acompanhado pelo o Vice-Presidente da OAB/MS (Ordem dos Advogados) de Costa Rica, Rafael Schiavinato Canova. 
 
Horário de votação:  
 
Em virtude da pandemia do COVID-19 uma série de protocolos de segurança foram adotados pela Justiça Eleitoral. O eleitor precisará higienizar as mãos antes e depois do voto. O horário de votação foi ampliado das 07 horas manhã até as 17 horas. Até ás 10 horas esta reservado para maiores de 60 anos votarem. É obrigatório o uso de máscara, sem ela o eleitor não poderá votar. 

 



É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS