A Way-306 - Concessionária da Rodovia MS-306 completa na próxima sexta-feira, 22/01, nove meses de atividades à frente da MS-306, executando Trabalhos Iniciais previstos no Programa de Exploração da Rodovia – PER e no Contrato de concessão de 30 anos, firmado com o Governo do Mato Grosso do Sul em 19 de março de 2020.
A concessionária assumiu a responsabilidade pela administração, recuperação, conservação, manutenção, implantação de melhorias e ampliação da rodovia - trecho de 219,5 quilômetros, da Divisa de MS/MT, até o entroncamento com a BR-158, em Cassilândia (MS) - em 22/04/2020 e, nesse período de concessão, realizou melhorias significativas na rodovia, proporcionando mais conforto e segurança aos usuários.
Serviços de Conservação e Sinalização
Atuando com várias frentes de trabalho - da Divisa de MS/MT, Costa Rica até Cassilândia, equipes de conservação, manutenção e sinalização a serviço da concessionária executaram:
Roçada e capina periódica da vegetação no canteiro central e margens de toda a extensão da rodovia: 440 km;
Implantação de 3.1444 metros lineares de novas defensas metálicas;
Pintura de 63.470 m² de faixas de sinalização no pavimento (sinalização horizontal);
Implantação 2.203 de placas de sinalização vertical e 3.066 já produzidas e em instalação pela concessionária;
Recuperação de canaletas, meios-fios e sarjetas, somando mais de 1.800 metros em OAC (Obras de Arte Corrente)
Implantação de 15.761 tachas refletivas no pavimento;
Instalação de dispositivos de proteção e segurança em pontes e viadutos, onde foram instaladas 50 novas peças de guarda-corpo;
Implantação de 29 dispositivos de Terminais Absorvedores de Energia (TAE).
Recuperação do Pavimento: conquistas e desafios
Nesta primeira etapa de obras de recuperação emergencial e de melhorias no pavimento da rodovia, a ser concluída até o final do primeiro ano de concessão, a Way-306, tem enfrentado muitos desafios e adversidades. Na fresagem e recomposição do pavimento já aplicou 45.400 toneladas de asfalto (CBUQ), além de outras 2 mil toneladas em reparos localizados nas pistas e tapa-buracos, o que melhorou significativamente as condições de tráfego e segurança da rodovia, mas ainda há muitos obstáculos a superar.
Em função do grande número de intervenções necessárias e o volume de chuvas neste período, que prejudicam a execução e manutenção dessas obras de recuperação e serviços na rodovia, é natural a necessidade de refazer parte desse trabalho, minimizando os transtornos aos usuários, até a recuperação definitiva do pavimento.
“Quando assumimos a rodovia, em abril do ano passado, constatamos que o pavimento tinha sido muito castigado pelas chuvas do ano anterior, como está ocorrendo atualmente, e que a camada de rolamento asfáltico da pista, de 3 a 4 cm, é insuficiente para suportar a demanda de tráfego muito grande de veículos de carga”, explica o gerente de engenharia, Alexandre Siqueira.
Somado a esses fatores, a indisponibilidade de materiais pétreos adequados para a produção de massa asfáltica na região obrigou a empresa a buscar matéria-prima a cerca de 250 quilômetros de sua sede, dificultando os trabalhos da engenharia na recuperação inicial e emergencial do pavimento.
Apesar dessas dificuldades, a concessionária assegura que cumprirá todos os seus compromissos contratuais nos prazos estabelecidos e estuda a viabilidade de antecipar os trabalhos de recuperação estrutural do pavimento – até o 5º ano, segundo o contrato, contando para isso com a liberação do financiamento de longo prazo da Way-306 ainda no mês de fevereiro.
Assecom/Renata Pinarelli
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