www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
22/06/2021 - 06:59
Costa Rica suspende reajuste das tarifas de água e esgoto até o fim da pandemia
Foto: Divulgação
O prefeito Cleverson Alves dos Santos, sancionou na última quinta-feira (17) a Lei nº 1.602, que suspende até o término da emergência de saúde pública no Brasil decorrente do novo coronavírus, o reajuste das tarifas de água e esgoto cobradas pelo SAAE (Serviço Municipal de Água e Esgoto de Costa Rica) e a cobrança adicional dos índices previstos no art. 10-B da Lei n. 001, de 1983. De autoria do Legislativo, a lei foi publicada na última sexta-feira (18), na Edição nº 2.919 do Diário Oficial do Município.
 
Conforme consta na justificativa do projeto, a situação atual da pandemia não permite ainda vislumbrar o fim da situação calamitosa. Muito pelo contrário, pois novas cepas virais surgiram, mostrado que ainda não é possível antever esse desfecho.
 
Ainda segundo o texto, a lei aplica-se retroativamente a qualquer reajuste das tarifas de água e esgoto realizado no ano de 2021, não gerando, no entanto, direito a restituições de pagamentos ocorridos antes da promulgação da mesma.
 
De acordo com a vice-presidente da Câmara, Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, por se tratar de uma emergência em saúde pública, não é razoável permitir que serviços essenciais como o fornecimento de água e esgoto sofram reajustes.
 
“Sabemos que o reajuste é de autonomia do Conselho do SAAE, nesse momento de pandemia, visando o cumprimento da Lei Complementar n° 173, vêm com a preocupação de enquanto estivermos vivendo em uma pandemia não haja esse reajuste”, explica Manuelina.
 
Para o prefeito, a suspensão visa minimizar os efeitos que a Covid-19 vem causando na economia local. “Agimos dentro do esperado pela sociedade costarriquense, já que não caberia o aumento das tarifas devido aos impactos econômico-sociais provocados pela pandemia”, destacou o gestor.
 
*(Com informações da Câmara Municipal) 
 
Assessoria de Comunicação
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS