www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Geral
25/06/2021 - 09:09
Costa Rica contará com apoio do Procon Estadual para solucionar endividamento de consumidores
Foto: Divulgação
Com o objetivo de orientar e buscar soluções para consumidores com endividamento e superendividamento, a Superintendência para Orientação Defesa do Consumidor – Procon/MS, vai reforçar os trabalhos do órgão em Costa Rica. Para firmar esta parceria, através do Nupaces (Núcleo de Atendimento ao Consumidor Endividado/Superendividado ) nesta quarta-feira (23) o coordenador do Procon de Costa Rica, Walder de Freitas, esteve reunido com o superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão.
 
Na oportunidade, o coordenador obteve do superintendente estadual a afirmação de que será dado todo o respaldo possível, o que poderá ocorrer, também, em relação a outros procons  no Estado, em auxílio aos consumidores que, via de regra, não têm encontrado saída, vendo suas demandas  agravadas levando-se em consideração que a pandemia  causada pela Covid-19, que entre outras coisas, tem reduzido ou retirado as possibilidades de  rendimentos dos trabalhadores.
 
“Com a constatação do endividamento e superendividamento de consumidores costarriquenses, fomos em busca de firmar essa parceria com o Procon Estadual visando o apoio no encaminhamento de soluções”, destacou Walter.
 
O Procon Estadual deverá promover, além de capacitação de pessoal para orientação dos consumidores, a liberação de cartilhas contendo o passo a passo para cada situação após a constatação de endividamento ou superendividamento, de forma que o  consumidor possa  se programar para superar o problema e planejar  suas despesas evitando, assim, retornar ao rol dos que não conseguem  quitar  seus compromissos.
 
Nupaces
 
Endividamento e superendividamento de consumidores vem se tornando preocupação e dificultando cada vez mais a vida de um elevado número de consumidores em todas as regiões do País e em Mato Grosso do Sul não é diferente.
 
O encaminhamento de soluções para esse problema por meio de orientações às pessoas  que, de alguma forma, deixaram de ter o controle  de sua  situação financeira é constante no Procon/MS, órgão integrante da Sedhast (Secretaria de Estado de  Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho).
 
Nesse sentido foi  criado, na estrutura do Procon Estadual, o Nupaces (Núcleo de Atendimento ao Consumidor Endividado/Superendividado) cujo número de pessoas atendidas, aproximadamente 1.500, que tiveram suas demandas e caminhadas e solucionadas na sua maioria, é bastante significativo. Diante da experiência já adquirida, o órgão estadual de  defesa do consumidor vem repassando a  similares  nos municípios a forma de orientar  as pessoas envolvidas nesse tipo de problema.
 
(Com informações do Procon/MS)
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS