www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Agropecuária
16/09/2021 - 07:46
Costa Rica realiza o 2º Encontro sobre Associativismo em parceria com o SEBRAE/MS
Foto: Divulgação
Nesta terça-feira (14), pequenos produtores rurais e entidades de classe participaram do 2º Encontro sobre Associativismo promovido pelo Sebrae/MS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa de Mato Grosso do Sul), em parceria com o Município de Costa Rica, por meio da SEMAD (Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento). O encontro faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executado em Costa Rica neste ano, e foi realizado no auditório Prof.ª Edna Maria Jacinto da Silva.
 
Estiveram presentes no encontro, o subsecretário de agricultura, Fernando Barbosa Martins; o consultor do Sebrae/MS Saulo Oliveira Meneguite; o técnico da AGRAER (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) Altair Luiz da Silva; técnico da SEMAD Marcos Istets Piergentile Júnior, além de pequenos produtores rurais e lideranças de entidades de classe locais.
 
Na oportunidade, o consultor do Sebrae/MS Saulo Oliveira Meneguite expôs a importância do associativismo para o fortalecimento da agricultura familiar. “As associações, geralmente, nascem por necessidade ou pelos integrantes terem um objetivo em comum e é uma ferramenta para que a comunidade cresça e se desenvolva”, disse ele.
 
De acordo com o técnico, durante a execução do programa Cidade Empreendedora no município, o trabalho desenvolvido junto aos interessados será por etapas. “Essa foi a sensibilização inicial sobre a importância do associativismo, depois o tema será trabalhado em grupos e, por fim, aqueles que demonstrarem interesse e permanecerem participando, começam a receber consultorias para desenvolver a própria Associação ou reestruturar a que já existe”, esclareceu Meneguite.
 
Segundo o subsecretário de agricultura de Costa Rica, Fernando Barbosa Martins, o encontro veio para explicar aos pequenos produtores porque é interessante que eles se organizem e atuem de forma conjunta. Ele pontuou ainda que, apesar de haverem associações, a maioria não é atuante e o município quer incentivar a organização dos produtores.
 
“Nosso objetivo com o encontro foi mobilizá-los. A ideia do Município é fazer com que eles se juntem e possam fazer isso com qualidade. Queremos incentivar os grupos para que eles montem associações por seguimento, como apicultura, agricultura e outras, por exemplo. A unificação dará mais força para as categorias e irá ajudar no desenvolvimento socioeconômico do município”, ressaltou o subsecretário.
 
Nessa primeira etapa serão três encontros com os grupos de produtores e entidades. Este foi o segundo encontro que contou com oficina de capacitação sobre associativismo e o próximo encontro está agendado para o dia 28 de setembro, onde será realizada oficina para Identificar Lideranças e Organizar Comissões.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS