www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Geral
16/09/2021 - 07:52
UEMS desenvolve ações durante Setembro Amarelo
Foto: Divulgação
A DAE escolheu trabalhar o Setembro Amarelo de um modo poético, veiculando trechos de livros do escritor Manoel de Barros. A iniciativa "Valorizando a Vida com Manoel" tem movimentado as redes sociais oficiais da Universidade. O SAPS também vem desenvolvendo o compartilhamento de informações voltadas aos locais de atendimento especializados na temática do suicídio.
 
Nesse sentido, a psicóloga especialista em Psicologia Organizacional, Danielly Miranda Barbosa, que atua no SAPS, concedeu uma entrevista abordando sobre este período. "Setembro é conhecido mundialmente como o mês de prevenção do suicídio. A campanha Setembro Amarelo teve início no Brasil em 2015 e visa, por meio de diversas ações, sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão. Debater sobre o tema é fundamental para que estigmas sejam desconstruídos e conceitos equivocados sejam desmistificados", explica a servidora da UEMS.
 
De acordo com ela, a promoção de diálogos e discussões que abordem o assunto é a forma mais efetiva de se evitar um suicídio, visto que os fatores e comportamentos de risco devem ser conhecidos para que possam ser devidamente evitados. A psicóloga da UEMS prossegue detalhando que fazem parte do comportamento suicida os pensamentos, planos, tentativas de morte e o ato de tirar a própria vida intencionalmente.
 
"A identificação de tais comportamentos pode evitar que o suicídio seja consumado. No entanto, é necessário esclarecer que nem todos eles serão anunciados ou facilmente observados, logo o conhecimento do tema se faz imprescindível também para a melhor observação de sinais subjetivos e não diretivos", destaca Danielly. A profissional também relacionou os locais onde buscar ajuda.
 
Se você possui pensamentos suicidas ou conhece alguém que esteja enfrentando problemas relacionados à saúde mental, busque auxílio, relata a psicóloga da UEMS. "O primeiro passo a ser tomado em situações de risco é contar com fontes de apoio, como família e amigos, e com o atendimento profissional de médicos e/ou psicólogos", esclarece.
 
Onde procurar por Ajuda?
 
O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma das entidades mobilizadoras do Setembro Amarelo no Brasil, atuando na prevenção ao suicídio. O CVV disponibiliza atendimento gratuito todos os dias, em qualquer horário, às pessoas que desejam conversar ou necessitem de apoio emocional. O contato é sigiloso e pode ser realizado por meio de ligação telefônica, pelo número 188, por e-mail ou chat.
 
Já o Setor de Atendimento Psicossocial (SAPS) da UEMS atua no acolhimento e escuta dos servidores e servidoras da Instituição. Os serviços são oferecidos a todos os servidores efetivos, contratados, cedidos e terceirizados que atuam na UEMS. Para solicitar atendimento e obter maiores informações, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou telefone (67) 3902-2665, informando sua Unidade de Lotação e telefone para contato. 
 
SAIBA MAIS
 
- Mais informações sobre a campanha Setembro Amarelo no site: https://www.setembroamarelo.com/.
- Informe-se sobre o CVV e encontre outros sites sobre o tema no site: https://www.cvv.org.br/
Comunicação UEMS
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS