www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Agropecuária
09/05/2022 - 19:38
O projeto que vai impulsionar micro e pequenos produtores rurais em Costa Rica será lançado na próxima sexta-feira, o investimento é de cinco milhões
Foto: Divulgação
Hora da Notícia
A prefeitura de Costa Rica/MS lança no próximo dia 13 de maio o Mega Programa: “Agro Rica” com o objetivo de atender micro e pequenos produtores rurais autossustentável disponibilizando diversas modalidades de atendimento que vai desde o atendimento técnico com orientações, cursos de capacitação que vão alavancar e dar sustentabilidade nos negócios. A previsão é investir cerca de cinco milhões. O prefeito Cleverson Alves dos Santos, (PP) informou ao Hora da Notícia que o programa já está atendendo cerca de 240 produtores, “eles já estão sendo atendidos”, disse o chefe do executivo.  
 
O evento de lançamento será na sexta-feira (13), às 08 horas no local onde funciona o Viveiro de mudas e o Cinturão Verde, na Rua Valdir Barbosa da Costa Bairro JK Próximo a antiga Cooperrica.  
 
O programa Agro Rica foi planejado e terá a gestão da SEMAD (Secretário Municipal de Agricultura e Desenvolvimento) comandada pelo secretário Fernando Barbosa Martins, que conta com uma equipe de técnicos assim como parceiras com entidades de credibilidade nacional. 
 
São parceiros: O Sindicato Rural de Costa Rica que realizara com o apoio do programa ‘Negócio Certo Rural’ cursos para produtores em parceria com o Senar-MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O programa conta também com a AGRAER (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).  
 
As ações da prefeitura no programa Agro Rica são inúmeras, o prefeito informou nesta segunda-feira, (09) que já foram preparadas (gradeadas) cerca de mil hectares de terra para os pequenos produtores na região. 
 
Outra reivindicação que será atendida pela prefeitura será a entrega de um resfriador de leite com capacidade para dois mil litros e uma patrulha mecanizada para atender a demanda, disse o secretário de desenvolvimento. 
 
Lançamento programa Riquinho: 
 
O prefeito lança nesta terça-feira,(10) às 15 horas o “Programa Riquinho” inserido no Agro Rica na Escola Municipal Vale do Amanhecer.  O programa possibilita que crianças troquem materiais recicláveis pela moeda social “riquinho” e com ela adquiram alimentos saudáveis na Feira do Produtor de Costa Rica. 
 
Cursos Ministrados:  
 
Fabrizio Machado e Monique Mayra Vargas Barrueco técnicos do Senar ministraram curso abordando técnicas de manejo e melhoramento de genética. 
 
Na noite da última sexta-feira (6), o Secretário Desenvolvimento, Fernando Barbosa acompanhado da equipe técnica participou do enceramento de um curso ministrado na propriedade rural do senhor Oscar Batista Amorin no distrito da Lagoinha, distante cerca de 40 km da cidade de Costa Rica, onde 13 produtores participaram. 
 
Após os produtores realizarem o curso NCR, (Negócio Certo Rural), os aprovados estão aptos para participarem da ATEG (assistência técnica e gerencial) promovida pelo Senar, onde os produtores terão dois anos de acompanhamento com o médico veterinário Fabrízio Machado.  
 
O curso teve cinco encontros com duração total de 46 horas. O objetivo é qualificar os agricultores familiares na área da bovinocultura de leite e incentivar a produção. 
 
APROLAG: 
 
Para o presidente da associação APROLAG – (Associação dos Produtores da Lagoinha e Região), Pedro Castro Dias o aprendizado foi de grande valia “nós estamos muito agradecidos e espero que possamos continuar essa parceria”. 
 
Outra Palestra: 
 
Na última quinta-feira (5), Fernando, na companhia do técnico da Agraer, Alan Novaes participaram do curso com o tema: “Negócio Certo Rural” que abordou a piscicultura. O curso foi realizado na sede do Sindicato Rural, “estamos trabalhando no fomento para implantação da Piscicultura no Município, com isso incentivando à criação da primeira Associação de Produtores de Peixe”, disse Barbosa.  
 
Filipe Cipriano, instrutor do Senar-MS, detalhou como o programa será desenvolvido. “O primeiro deles é para o diagnóstico da propriedade, quando fazemos o levantamento da área, os pontos fortes e fracos e quais as oportunidades que podem ter”.   
 
A partir daí ele vai desenvolver essa idéia de negócio, para chegar ao último encontro com esse plano de negócio construído: “esse último é uma consultoria, é uma visita, cada produtor vai ter uma visita exclusiva na propriedade”, explicou o instrutor do Senar.  
 
O prefeito Cleverson informou que o objetivo é qualificar os agricultores familiares e incentivar a produção, “a agricultura familiar representa uma oportunidade para impulsionar as economias locais”, finalizou.  
 
Incentivos do programa: 
 
Os pequenos produtores rurais recebem serviço de orientação técnica gratuita; a concessão subsidiada ou doação de insumos diversos, a concessão de uso gratuito de áreas próprias do Município ou arrendadas de terceiros para o plantio de hortaliças e outras culturas, o chamado Cinturão Verde. 
 
 
 
 
 


É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS