www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Eventos
30/07/2022 - 08:10
Agricultura familiar em destaque: dois milhões investidos em maquinários, lançado o Portal AgroRica no Simpósio de Pecuária de Corte e Leite
Foto: Divulgação
Hora da Notícia
Na última sexta-feira (29) foi realizado o “I Simpósio de Pecuária de Corte e Leite” com o apoio da prefeitura de Costa Rica/MS, do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio as Micros e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul) e Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural). O prefeito Cleverson Alves do Santos, (PP) destacou que o objetivo é inserir o pequeno produtor e facilitando o acesso aos serviços oferecidos pelo município. O dia foi dedicado aos produtores rurais que assistiram a quatro palestras com temas ligados ao manejo de pastagens, alimentação para o rebanho no período de seca, motivação e superação, controle de ectoparasitas, e crédito rural. 
 
O programa “Agro Rica” recebeu cerca de dois milhões em máquinas e implementos agrícolas que serão disponibilizados aos produtores no apoio da agricultura familiar. O secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento, Fernando Barbosa Martins disse que o projeto Agro Rica’ veio para melhorar a vida dos produtores e garantir a diversificação de atividades agrícolas nas propriedades familiar, “foi um dia produtivo”, destacou o secretário.   
 
No evento foi lançado o “Portal AgroRica Empreende” através do programa Cidade Empreendedora do Sebrae, uma mídia digital que vai dar acesso aos produtores para a agenda das máquinas, valores das culturas produzidas, assim como informações referente as lavouras. O município de Costa Rica é o primeiro de Mato Grosso do Sul a implementar a plataforma digital como mais uma ferramenta de apoio aos produtores locais. 
 
Foi assinado na presença de produtores rurais ligados ao projeto Agro Rica um termo de parceria entre a prefeitura e Agraer para a cedência de um cavalo mecânico que será disponibilizado aos produtores para auxiliar no transporte de insumos e escoamento de produção.  
 
O chefe do executivo destacou o “Portal” lançado como mais uma ferramenta de apoio aos produtores assim como investimentos em maquinários, “estamos inserindo o pequeno produtor e facilitando o acesso dele aos serviços oferecidos pelo município”. 
 
A gerente a Regional Norte do Sebrae, Luzicarla Softov, destacou o fato de o município estar investindo em capacitação: “o Sebrae fica muito feliz, o que está acontecendo em Costa Rica, o município está investindo pesado em capacitação tecnologia e maquinários, acreditamos nesses projetos para uma Costa Rica mais forte e mais pujante”. 
 
O palestrante Haroldo Cortez Martins, consultor do Banco do Brasil discorreu sobre o crédito para a agricultura familiar. Ele disse aos agricultores que o banco disponibiliza 200 mil por ano para os pequenos agricultores, “portanto, as pequenas propriedades rurais, nunca maiores que quatro módulos fiscais”. Haroldo garantiu que tem dinheiro na instituição, o que falta é projeto com viabilidade. Ele informou que Costa Rica só emprestou três milhões no ano passado, o que é pouco segundo ele. O palestrante orientou os agricultores que encontrarem dificuldade na solicitação do credito junto ao banco para que procurem a Agraer local, “queremos que a agricultura familiar cresça para que possam ter melhor estrutura e tenham bons lucros, vocês alimentam a mesa do brasileiro e do mundo”, finalizou. 
 
“O prefeito está investindo em todos os segmentos para nós e fundamental, precisamos de renda na propriedade” disse a produtora rural Maura Campo, ela estava acompanhada do esposo Ademar Guimaraes. Eles têm propriedade na localidade conhecida como Moro Alto, distante cerca de 45 km da cidade de Costa Rica.  
 
O secretário de Obras do Município de Figueirão, a cerca de 70 km de Costa Rica, Denivan Barbosa acompanhado de produtores rurais,também prestigiaram o evento.
 
O produtor João Santos Coelho de Oliveira elogiou o almoço servido, “estava uma delícia, a carne ficou perfeita, ficou suculenta, as pessoas gostam de uma carne saborosa”. João disse mais: “o prefeito Cleverson é um gestor que faz jus ao seu slogan “Costa Rica para Todos’’, ele está investindo em políticas públicas que exercem um papel fundamental para as pessoas, investir no produtor é necessário”, concluiu. 
 
No almoço foi servido Castelão e Porco no Rolete, os assadores estavam vestidos a caráter, de bombacha, bem no estilo do Rio Grande do Sul, eles são conhecidos como “os Reis do Costelão”. A animação do evento foi com cantor e compositor Nikson Kenedy.   
 
Participaram do evento o vice-prefeito Roni Cota, (PSDB), os vereadores Ailton Amorim, Evaldo Paulino, os secretários municipais Rayner Moraes, Penides Garcia.
 
Hora da Notícia
 


É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
         
         
         
         
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS