www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
30/11/2022 - 11:13
CCJR aprova constitucionalidade da PEC que proíbe o nepotismo em órgãos públicos
Entre os projetos devolvidos na reunião da Comissão de Constituição de Justiça e Redação (CCJR) desta manhã (30), foi aprovada a tramitação regular na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) do Projeto de Emenda Constitucional 5/2022, de autoria do deputado e presidente da ALEMS, Paulo Corrêa (PSDB), e demais parlamentares. A matéria considerada constitucional altera o disposto no § 7º do art. 27 da Constituição do Estado de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de proibir o nepotismo em órgãos do Estado. 
 
A matéria foi relatada pelo deputado Evander Vendramini (PP), que também fez a devolução do Projeto de Lei Complementar 10/2022, de autoria do Poder Executivo, que acrescenta o § 3º ao art. 133 da Lei Complementar nº 114, de 19 de dezembro de 2005, nos termos que especifica, com o objetivo de adequar a Lei Orgânica da Polícia Civil. A matéria foi considerada constitucional, assim como os projetos de resolução para concessão de honraria devolvidos pelo parlamentar. Os Projetos de Resolução 65/2022, 70/2022 e 76/2022, concedem o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense, de autoria dos deputados Marçal Filho (PP), Antonio Vaz (Republicanos) e Lucas de Lima (PDT), e o Projeto de Resolução 62/2022, concede a Comenda do Mérito Legislativo, de autoria do deputado Lucas de Lima. 
 
O vice-presidente da CCJR, deputado Barbosinha aprovou em seu relatório a emenda supressiva incorporada ao Projeto de Lei 177/2022, de autoria do deputado Pedro Kemp (PT). A matéria relatada pelo deputado e vice-presidente do grupo de trabalho, Barbosinha (PP) versa sobre a eliminação de candidato classificado fora das vagas disponíveis no certame no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, segue a plenário para análise dos demais parlamentares.
 
Também relatado por Barbosinha o Projeto de Lei Complementar 11/2022, de autoria do Poder Executivo, acrescenta e altera a redação de dispositivos da Lei Complementar 53, de 30 de agosto de 1990, que dispõe sobre o Estatuto dos Militares Estaduais de Mato Grosso do Sul, foi considerado constitucional e segue para votação em plenário. 
 
O parlamentar ainda fez a devolução nesta manhã de outros sete projetos de resolução, todos considerados constitucionais por unanimidade dos membros da CCJR. Os Projetos de Resolução 45/2022, 50/2022, 63/2022, 64/2022 e 69/2022, todos para concessão de Comenda do Mérito Legislativo, são de autoria de Amarildo Cruz (PT), Marçal Filho (PP), Paulo Corrêa (PSDB), Lucas de Lima (PDT) e Antônio Vaz (Republicanos), respectivamente. Já os Projetos de Resolução 57/2022, de autoria do deputado Renato Câmara (MDB) e do deputado Paulo Corrêa concedem o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense. 
 
O presidente da CCJR, deputado Gerson Claro (PP), relatou o Projeto de Lei 259/2022, que institui a Política de Formação Continuada dos Profissionais da Educação Básica da Rede Pública de Ensino de Mato Grosso do Sul. O parecer foi favorável e os demais parlamentares acompanharam o voto do relator. “Executivo eleva a qualificação de seus profissionais e aumenta também melhoria na qualidade do ensino”, afirmou Gerson Claro. 
 
Gerson Claro também fez a devolução de projetos de resolução. Os projetos 59/2022, 66/2022, 71/2022, 78/2022 e 79/2022, para concessão do Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense foram considerados constitucionais e seguem a tramitação regular. As matérias são de autoria dos deputados Evander Vendramini, Barbosinha, Coronel David, Neno Razuk e Marçal Filho, respectivamente. Por fim, ele relatou o Projeto de Resolução 75/2022, que concede a Comenda do Mérito Legislativo, de autoria do deputado Evander Vendramini (PP). 
 
 
Reunião mista da CCJR acontece nas quartas-feiras, às 8h
 
O deputado Professor Rinaldo (Podemos) fez a devolução do Projeto de Lei 262/2022, de autoria do Poder Executivo, que acrescenta o Anexo II à Lei 4.197, de 23 de maio de 2012, que dispõe sobre a criação de cargos de provimento em comissão na estrutura do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (DETRAN-MS), e dá outras providências. O projeto foi considerado constitucional por unanimidade e segue para votação em plenário.Também relatados pelo deputado Professor Rinaldo os Projetos de Resolução 68/2022 e 73/2022, ambos concedem o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense, e são de autoria do deputado Antonio Vaz.
 
O deputado estadual Paulo Duarte fez a devolução de três projetos de lei, dois deles foram considerados constitucionais. O Projeto de Lei 232/2022, de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB) foi considerado constitucional. A matéria declara de Utilidade Pública Estadual a Associação Bataguassuense de Prevenção, Tratamento e Recuperação de Dependentes Químicos “Amor e Vida” com sede no Município de Bataguassu, MS.
 
O Projeto de Lei 261/2022, de autoria do Poder Executivo, também recebeu parecer favorável e tramitará regularmente na Assembleia Legislativa. O projeto altera a redação e acrescenta dispositivo à Lei nº 1.102, de 10 de outubro de 1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis do Poder Executivo, das Autarquias e das Fundações Públicas do Estado de Mato Grosso do Sul.
 
Já o Projeto de Lei 223/2022, de autoria do deputado Jamilson Name (PSDB) foi considerado inconstitucional. “Há invasão legal da competência de cada ente federativo, pois a Carta Magna estabelece a competência privativa para legislar sobre o tema. Embora tenha extrema validade no aspecto meritório, em razão de questões elencadas e decisões superiores, meu parecer é contrário”, relatou Paulo Duarte (PT). 
 
O deputado Gerson Claro pediu vistas da matéria que determina que as operadoras de telefonia móvel e fixa que atuam no âmbito do Estado do Mato Grosso do Sul, a disponibilizar, em seus aplicativos de internet, a oferta da opção de cancelamento de contratos e troca de planos, e dá outras providências.
 
Paulo Duarte também fez a devolução de cinco projetos de resolução para concessão e honrarias, todos atendendo os requisitos constitucionais para a tramitação. Os Projetos de Resolução 56/2022 e 60/2022, concedem a Comenda do Mérito Legislativo e são de autoria dos deputados Renato Câmara e Evander Vendramini. Já os Projetos de Resolução 67/2022, 72/2022 e 77/2022, concedem o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense, e são de autoria da deputada Mara Caseiro, Coronel David e Amarildo Cruz. Durante a reunião foram distribuídos 27 projetos entre os integrantes do grupo de trabalho. 
 
Por: Christiane Mesquita   Foto: Luciana Nassar
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS