www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
27/12/2022 - 17:24
1 Casa, 80 Lotes Urbanizados e 50 títulos de Regularização Fundiária são entregues em Costa Rica
Foto: Divulgação
Os Governos Municipal e do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Agehab (Agência de Habitação Popular), assinaram contrato do Lote Urbanizado com 80 famílias, entregaram 50 títulos de Regularização Fundiária e uma casa do convênio de Substituição de Moradia Precária, na manhã da última quarta-feira (21), em Costa Rica.
 
As entregas foram realizadas durante um evento realizado no Centro de Convivência do Idoso. Do total, 38 famílias são do Jardim Sucuriú I e II e 11 são do Jardim Aymorés II, receberam os títulos de propriedade de forma gratuita.
 
Os Lotes Urbanizados foram construídos no Loteamento Residencial Flor do Cerrado, com investimento de R$ 964.564,63, do Governo do Estado. Já o município fez a contrapartida com a doação do terreno do empreendimento e dotou de toda infraestrutura necessária como terraplanagem, asfalto, água potável e energia elétrica no bairro. Izabela Arestides de Frias e Suedy Deiles Lima Justino representaram os demais beneficiários, assinando os contratos do Lote Urbanizado das 80 famílias.
 
A unidade habitacional entregue faz parte do convênio de Substituição de Moradia Precária, com valor de R$ 1.096.422,34, assinado entre Estado e Município em 2021. No total, 14 unidades serão construídas, dessas, três já foram entregues.
 
O processo de Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social (Reurb-S) teve todo o trabalho executado pela COMARF (Comissão Municipal de Acompanhamento de Regularização Fundiária), através da Secretaria de Administração, Finanças, Planejamento, Receita e Controle numa união de esforços entre a secretarias de Assistência Social, Cartório do Serviço de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos de Costa Rica; AGEHAB (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul) do Governo do Estado.
 
Segundo o prefeito, Cleverson Alves dos Santos, que fez uma prestação de contas das ações de sua gestão em prol das famílias pela habitação, muito se fez nestes dois anos e pretende fazer mais para dar a oportunidade das pessoas terem a sua casa própria “A nossa meta é cumprir a missão que nos foi dada e com maestria, especialmente para atender aqueles que mais precisam de um teto para morar e abrigar sua família”, ressalta o gestor costarriquense.
 
A secretária de Assistência Social, Evair Gomes Nogueira disse que as parcerias do Executivo Municipal com o Estadual via AGEHAB, Câmara de Vereadores, Cartório do Serviço de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos, bem como das famílias é o diferencial. “As nossas parcerias são excelentes e precisam continuar. Sem parceria não se faz nada. É um ajudando o outro e todos saem ganhando com isso, principalmente no atendimento com moradia digna para a população de baixa renda”, argumentou a gestora.
 
O vice-prefeito, Roni Cota, enalteceu a importância das parcerias para que as ações pudessem ser executadas em benefício do Município e da população, atendendo demanda com regularização fundiária e da casa própria. “Assumimos um compromisso com nosso povo de amenizar o impacto vivido pela população e hoje iniciamos as primeiras entregas. São avanços da nossa gestão com o apoio do Governo do Estado que teve um olhar carinhoso com Costa Rica em todos os seguimentos, em especial na habitação, onde os corações estão alegres e felizes com estas entregas e muitas outras virão pela frente”, destaca.
 
Representando o Poder Legislativo, a vereadora Rosângela Marçal parabenizou o gestor municipal pela atitude e por olhar pelo povo. “Parabenizo toda gestão do Executivo e Legislativo. Essas entregas representam que o sonho já está se realizando”, disse.
 
Representando o governador Reinaldo Azambuja no ato, a diretora presidente da AGEHAB, Maria do Carmo Avesani Lopez, reconheceu a parceria de sucesso e cidadania a várias mãos, do Governo do Estado com o Município e presenças marcantes tanto do Cartório do Serviço de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos como do Legislativo, quanto da COMARF (Comissão Municipal de Acompanhamento de Regularização Fundiária), onde cada um fez o melhor de si para que acontecesse essas entregas. “A Prefeitura Municipal vai continuar acompanhando e dando assistência técnica às famílias em seus empreendimentos até a sua conclusão. O Programa Lote Urbanizado foi premiado como uma das melhores práticas alternativas da área de habitação popular do país. É um reconhecimento nacional, de um programa de estimulo e difusão das experiências bem-sucedidas desenvolvidas pelos órgãos públicos estaduais e municipais no âmbito da habitação de interesse social, onde Município, Estados e as famílias são o tripé de sustentação dessa parceria”, finalizou a diretora.
 
A dona de casa e mãe de dois filhos pequenos, sendo um autista, Rúbia Ferreira, de 30 anos, que atualmente mora na área central da cidade, comemora. “É a comemoração de um sonho. Esperei por tanto tempo e agora fui comtemplada com meu Lote Urbanizado. Vou construir a casa que tanto almejei e sair de vez do aluguel”, disse.
 
A cerimônia de entrega contou com a presença das autoridades: vereador segundo secretário, Alecksander da Silva Pimenta e os edis, Evaldo Paulino Garcia e Claudomiro Martins Rosa; procurador geral, Rogerio do Carmo Soto Coelho e procurador jurídico do município, Edson Rodrigues Chaves; oficial do Cartório de Registro de Imóveis, Valdemir Alves e as oficiais substitutas, Elizabete de Oliveira Alves e Vanessa da Rosa; Secretários, de Governo, Rainer Moraes Santos; de Administração, Finanças, Planejamento, Receita e Controle, também presidente da COMARF, Uriel Carvalho de Oliveira; Subsecretário de Administração, Reinaldo de Almeida Valim; coordenadora do Centro de Convivência do Idoso, Sônia Aparecida de Oliveira Ferraz, entre outras.
 
Assecom/
Silvestre de Castro -
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS