www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
17/01/2023 - 07:22
PGR apresenta denúncia contra 39 terroristas que invadiram Senado
A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (16/1), denúncia contra 39 terroristas envolvidos nos atos de violência e vandalismo contra os prédios dos Três Poderes no último dia 8.
 
Os denunciados são acusados de invadir e depredar o Senado Federal. Eles devem responder por seis crimes, como golpe de Estado, associação criminosa e deterioração de patrimônio tombado. Também foi pedido o bloqueio de bens no valor de R$ 40 milhões para reparação de danos.
 
A medida foi antecipada pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, em reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), nesta segunda-feira (16/1).
 
“Hoje, já temos 40 denúncias prontas e associaremos até sexta-feira as novas denúncias que poderão ser acompanhadas de medidas cautelares para essas pessoas que foram presas depredando e invadindo a Câmara. Se não houver a denúncia, teremos os inquéritos”, afirmou Aras.
 
As denúncias enviadas ao STF foram assinadas pelo subprocuador-geral da República, Carlos Frederico Santos, coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, criado na semana passada por Aras.
 
Prisão e bloqueio de bens
 
Além de pedir a condenação dos envolvidos nos ataques, as denúncias solicitam a prisão preventiva dos denunciados. De acordo com a PGR, o objetivo é impedir que os acusados cometam novos crimes violentos contra o Estado Democrático de Direito.
 
Também foi solicitado o bloqueio de bens no valor total de R$ 40 milhões para custear reparação dos danos materiais ao patrimônio público, além dos danos morais coletivos. A denúncia pede, inclusive, a perda de cargos ou funções públicas, nos casos pertinentes.
O MPF ainda pede que o STF impeça que os denunciados deixem o país sem uma autorização judicial prévia.
 
A íntegra do documento e o nome dos denunciados não foram divulgados, pois o inquérito do caso corre sob sigilo no Supremo Tribunal Federal.
 
Pelos crimes terem sido praticados por uma multidão, de aproximadamente 4 mil pessoas, o MPF dividiu a apuração em quatro frentes: núcleo dos instigadores e autores intelectuais dos atos antidemocráticos; núcleo dos financiadores dos atos antidemocráticos; núcleo das autoridades de Estado responsáveis por omissão imprópria; e núcleo de executores materiais dos delitos. Os 39 denunciados desta segunda-feira fazem parte do núcleo de executores materiais dos crimes.
 
Veja a lista completa de crimes pelos quais os denunciados devem responder:
 
Associação criminosa armada (art. 288, parágrafo único, do Código Penal);
Abolição violenta do Estado Democrático de Direito (art. 359-L do CP);
Golpe de Estado (art. 359-M do CP);
Dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima (art. 163, parágrafo único, I, II, III e IV, do CP);
Deterioração de patrimônio tombado (art. 62, I, da Lei 9.605/1998).
Os crimes serão combinados com os artigos 29, caput (concurso de pessoas), e 69, caput (concurso material), ambos do Código Penal, o que pode agravar as penas.
 
Metrópoles
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS