www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Saúde
14/02/2023 - 16:03
É obrigatório o uso de máscaras de proteção individual nas unidades de saúde pública e privada de Costa Rica
Foto: Divulgação
Hora da Notícia
O prefeito de Costa Rica/MS Cleverson Alves dos Santos, (PP) determinou através do decreto (nº 4902) no último dia 03 de fevereiro a obrigatoriedade temporária do uso de máscaras de proteção individual nas Unidades de Saúde Pública, nos Laboratórios, Clinicas e Hospitais privados no âmbito do Município de Costa Rica/MS.
 
O chefe do executivo justificou a imposição do decreto tendo em vista “um possível avanço” da Covid-19 no município ele escreveu no Decreto: “CONSIDERANDO que é atribuição do Poder Público, legalmente constituído a zelar pela prevenção a saúde pública, bem como gerir providências para resguardar “um possível avanço” de contaminação com coronavírus (SARS-CoV-2), mesmo depois de superado o período grave da doença”.   
 
O artigo primeiro da lei determina o uso de mascaras nas unidades de saúde público e privadas:
 
“Art. 1º Fica determinado a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção individual, por funcionários e usuários por período temporário, em todas as unidades de saúde pública, nos laboratórios, clínicas médicas e odontológicas e a  Fundação Hospitalar, localizados no território do Município de Costa Rica ”. 
 
O descumprimento da determinação implica em punições: “Art. 2º O descumprimento de tal medida, sujeita o estabelecimento infrator (unidade pública ou privada), às sanções legais previstas na Lei 
 
Estadual nº 1.293, de 21 de setembro de 1992, incluídas a interdição parcial ou total, e o cancelamento de alvarás de licença de funcionamento nos termos legais previstos em lei”.   
 
A fiscalização está sendo realizada pelos fiscais da Vigilância Sanitária: “Art. 3º Fica o Serviço de Vigilância Sanitária do Município e as autoridades de saúde, responsáveis pela fiscalização, e dar cumprimento ao presente decreto”.   
 
O Decreto entrou em vigor no último dia 03 de fevereiro data da publicação no Diário Oficial do Município.  
 
Conforme a coordenadora de vigilância em saúde, Laura Viviane Gomes de Oliveira Rodrigues, desde o início da pandemia foram registrados 8.208 casos positivos e 86 óbitos causados pela doença. Nos últimos 7 dias, foram confirmados 13 novos casos.
Hora da Notícia


É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS