www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Saúde
15/02/2023 - 07:34
Estudantes de todos os câmpus podem atuar como apoiadores educacionais
Foto: Divulgação
Estudantes de graduação que tenham interesse em atuar como apoiadores educacionais a estudantes com deficiência e apoiadores em Libras podem se inscrever em fluxo contínuo até 30 de outubro no portal de seleção de bolsistas da UFMS. Os selecionados receberão auxílio mensal no valor de R$400 durante o ano letivo de 2023.
 
Apoiadores educacionais acompanham as atividades pedagógicas de estudantes com deficiência dentro e fora de sala de aula
Os apoiadores irão acompanhar as atividades acadêmicas de estudantes com deficiência em sala de aula e nas disciplinas de estágio obrigatório; apoiar as atividades extraclasse, como trabalhos individuais ou em grupo e a participação em eventos voltados à formação; e participar de reuniões de orientação, supervisão e avaliação.
 
“Essa é uma oportunidade para que você possa ajudar o seu amigo e ainda receber um auxílio, como uma gratificação por esse belo trabalho que você pode realizar por ele. Convido a todos estudantes para que participem deste edital, ajudando assim a Universidade a cuidar bem e melhor dos nossos estudantes com deficiência”, enfatiza o pró-reitor de Assuntos Estudantis (Proaes), Albert Schiaveto de Souza.
 
Para participar, o interessado deve estar matriculado em um curso de graduação presencial da UFMS, preferencialmente em licenciaturas ou na graduação em Psicologia; ter disponibilidade de 12 horas semanais e possuir acesso a equipamento e à internet para atividades remotas; não possuir pendências com a Proaes; não estar em cumprimento de sanção disciplinar junto à Universidade, nem ter vínculo a outro programa de bolsa com remuneração, com exceção dos auxílios estudantis. Especificamente, para o Apoio Educacional em Libras, o estudante também precisa ter cursado uma disciplina de Educação Especial e comprovar fluência em Língua de Sinais.
 
O processo seletivo será realizado a partir da análise dos documentos apresentados e do histórico escolar e pela avaliação por uma banca examinadora da Secretaria de Acessibilidade e Ações Afirmativas da Proaes, por meio de videochamada. O resultado preliminar tem previsão de ser divulgado na página da pró-reitoria em até cinco dias após o término das inscrições a cada mês.
 
Desde 2018, a Universidade teve o apoio de 101 bolsistas em todos os câmpus. A estudante Lais Villa da Fonseca Ferro do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, da Cidade Universitária, foi uma delas. “O fato de poder ajudar um estudante a realizar seu sonho de estar em uma universidade fazendo um curso que ele escolheu é muito legal. Sou muito parceira dos acadêmicos que realizo este trabalho e meu maior objetivo é mostrar a eles que nada é impossível ali naquele ambiente”.
 
“Tenho um irmão cadeirante, formado em Medicina Veterinária, e cresci ouvindo minha mãe dizer que ele poderia conseguir o que queria se não desistisse dos seus objetivos, e é esse aprendizado que eu procuro perpetuar no meu trabalho como apoiadora”, completa.
 
Os dois editais de seleção ofertam oito vagas para a Cidade Universitária, cinco para o Câmpus de Aquidauana, três para o Câmpus de Coxim e duas para os Câmpus de Chapadão do Sul, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Três Lagoas e do Pantanal, em Corumbá.
 
A atuação dos apoiadores educacionais e em libras será de forma presencial ou remota, de acordo com a necessidade de cada câmpus. “Aqueles que não forem chamados de imediato, ficarão em uma lista de reserva e poderão ser chamados a qualquer momento para nos ajudar como apoiadores educacionais”, explica o pró-reitor.
 
Thalia Zortéa
 
Fotos: Proaes

 

    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS