www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Educação
16/02/2023 - 08:05
UFMS conquista 25 Bolsas de Produtividade do CNPq em Mato Grosso do Sul
Vinte e cinco pesquisadores da UFMS conquistaram Bolsas de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na Chamada 09/2022 em Mato Grosso do Sul. O número representa 61% do total de bolsas concedidas às instituições de ensino superior no estado.
 
O reitor Marcelo Turine comemorou o resultado e cumprimentou os pesquisadores. “É uma satisfação imensa ver esse reconhecimento ao nosso time de servidores, fortalecendo a UFMS como referência e liderança em Ciência para o desenvolvimento do estado e do país. Parabéns a todos os pesquisadores contemplados”, disse.
 
Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Lígia Macedo, o resultado da chamada do CNPq representa o reconhecimento das pesquisas desenvolvidas na Universidade. “Esse índice alcançado é de grande importância pois representa o amadurecimento e crescimento científico da UFMS. A Universidade vem buscando incansavelmente o crescimento científico e ter mais de 60% de pesquisadores PQ no estado, é fruto da dedicação dos nossos pesquisadores  e também de uma gestão institucional”.
 
A Bolsa de Produtividade em Pesquisa é concedida desde 1976 nos  níveis: 1A, 1B, 1C, 1D e 2, a pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento. O objetivo é reconhecer o trabalho dos pesquisadores e incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade.
 
A  maioria das bolsas concedidas para pesquisadores da Instituição está na categoria PQ2, as demais nos níveis PQ1B; PQ1C; e PQ1D. “Esse índice inquestionável ratifica que nossos pesquisadores estão desenvolvendo pesquisas alto nível, tanto nacionalmente  como internacionalmente”.
 
O professor Fabio de Oliveira Roque, do Instituto de Biociências, conseguiu a bolsa PQ 1B. Ele é graduado em Ciências Biológicas, com mestrado e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCAR. Realizou pós-doutorado junto à USP e à James Cook University, Austrália. É professor da UFMS desde 2011 e docente do Programa de Ecologia e Conservação. Membro do grupo de estudos em sustentabilidade de regiões tropicais da James Cook University e um dos coordenadores da Observatório Global de Biodiversidade de Água Doce, América Latina. Secretário executivo do programa de Biodiversidade de Mato Grosso do Sul. Publicou mais de 100 artigos, somando mais de 2,6mil citações. Orienta teses de doutorado e de mestrado, além de supervisionar pós-doutorandos.
 
A pesquisadora Maria Dilneia Espindola Fernandes do Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa História, Políticas e Educação, alcançou a bolsa PQ 1C. Ela possui graduação em Pedagogia e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Realizou Estágio Pós-Doutoral em Educação na Universidade de São Paulo (FE-USP) em 2013. A professora foi secretária de Educação do município de Dourados/MS (2001-2003); coordenadora do PPGEDU/UFMS (2008-2010); e foi vice-coordenadora (2010-2012) e coordenadora (2012-2015) do Grupo de Trabalho Estado e Política Educacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).
 
A bolsa PQ 1D foi conquistada pelos professores Antônio Conceição Paranhos Filho da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia; Gustavo Graciolli do Instituto de Biociências; José Marcato Junior da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia; e Gilberto Maia do Instituto de Química.
 
Dezenove pesquisadores foram contemplados com bolsas PQ 2:
 
Carlos Eduardo da Costa Campos – Faculdade de Ciências Humanas
Charles Kiefer – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Cicero Rafael Cena da Silva – Instituto de Física
Edgar Cezar Nolasco dos Santos – Faculdade de Artes, Letras e Comunicação
Edgar Julian Paredes Gamero – Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição
Fabio Zimmer – Instituto de Física
Geraldo Damasceno – Instituto de Biociências
Isabel Kaufmann de Almeida – Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia
Larissa Pereira Ribeiro Teodoro – Câmpus de Chapadão do Sul
Lincoln Carlos Silva de Oliveira – Instituto de Química
Marcos Antônio Ferreira Junior –  Instituto Integrado de Saúde
Marcos Paulo da Silva – Faculdade de Artes, Letras e Comunicação
Monica de Carvalho Kassar – Câmpus do Pantanal
Paula Felippe Martinez – Instituto Integrado de Saúde
Paula Loureiro Paulo – Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia
Paulo de Tarso Guerrero Muller – Faculdade de Medicina
Reinaldo Lucena – Instituto de Biociências
Ronaldo Alves Ferreira – Faculdade de Computação
Wesley Nunes Gonçalves – Faculdade de Computação
AssessoriaqUFMS
 
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS