www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Polícia
18/02/2023 - 08:04
Juiz Francisco Soliman recebe o título de Cidadão Costarriquense
Na última desta segunda-feira (13), a Câmara Municipal de Vereadores promoveu a entrega do Título de Cidadão Juiz de Direito do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul, atualmente, Titular da 1ª Vara Cível e Criminal da Comarca de Costa Rica, Francisco Soliman.
 
O Título de Cidadão Costarriquense foi outorgado ao juiz em 2022, por indicação da Mesa Diretora na época. Naquela ocasião Francisco Soliman não pode comparecer ao evento e por essa razão os parlamentares promoveram a entrega durante a 4ª sessão da Casa de Leis.
 
“Com muito honra e alegria recebo este título. Há cinco anos estive nesta tribuna, e muitos dos vereadores que aqui estão na época faziam parte da Câmara e recebi uma moção de congratulação e apoio para início das atividades em Costa Rica, na época presidida pelo Dr. Maia Vasconcelos e já foi um gesto de muita singeleza, ao longo desses anos tivemos êxito nos trabalhos, os resultados falam por si,  e o respeito institucional do judiciário o legislativo e executivo demonstra também a todos, a harmonia que existe entre os poderes sem prejuízo de independência de que cada um possa exercer com plena autonomia suas funções. Sou morador desta cidade, tenho orgulho de dizer aos quatro cantos que aqui resido e que aqui exerço as minhas funções e a partir de agora com maior ênfase, agora tenho uma cidade afetiva e de coração que é Costa Rica, que por meio deste documento foi também formalizado”, agradeceu Soliman.  
 
A 2ª secretária prof. Manuelina Martins (presidente na época) agradeceu em nome da população os trabalhos desenvolvidos pelo juiz.
 
“A escolha foi realizada em consenso com todos os vereadores, e este título é mais que merecido ao juiz Francisco pelo servidor que és e pelo seu trabalho desenvolvido com muita qualidade, parabéns!”, disse a vereadora.
 
O documento simbólico concedido pela Casa de Leis reconhece publicamente os serviços prestados ao município pelos homenageados, seja na vida pública ou particular de pessoas que não nasceram em Costa Rica, mas que contribuíram de alguma forma para a cultura e o desenvolvimento da cidade.
 
 
Biografia
 
Francisco Soliman, 40 anos, nasceu em 29/06/1982, natural de Carazinho-RS. Filho de Eloi Francisco Soliman e Helena Trevisan Soliman, é casado com Aline Bólico Propodoski.
 
Juiz de Direito do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul, atualmente, Titular da 1ª Vara Cível e Criminal da Comarca de Costa Rica. Bacharel em Direito pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Possui formação extensiva pela Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul (AJURIS). Especialista em Direito Penal e Processual Penal pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP – Brasília/DF). Professor convidado da Escola da Magistratura de Mato Grosso do Sul (ESMAGIS). Formador na Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (EJUD/MS), com registro no Banco Nacional de Formadores da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM). Participou de diversos cursos nacionais e internacionais de formação continuada.
 
Exerceu o cargo público de Assessor de Juiz no Poder Judiciário do Rio Grande do Sul entre 2005 e 2009, e após, dedicou-se aos estudos e à Advocacia, com inscrição na OAB/RS.
 
Ingressou na magistratura no ano de 2014, exercendo a judicatura nas Comarcas de Campo Grande, São Gabriel do Oeste, Itaquiraí, Pedro Gomes, e há cinco anos, em Costa Rica.
 
Iniciou as atividades em Costa Rica no dia 11/12/2017, e desde então, além de titularizar a 1ª Vara Cível e Criminal, exerce a função de Juiz Diretor do Foro. Durante os anos de 2018 a 2020, titularizou o Juizado Especial Cível e Criminal, e atuou como Juiz Eleitoral no biênio de 2020-2022, oportunidade em que presidiu as eleições municipais de Costa Rica no ano de 2020.
 
Em cinco anos de exercício das funções em Costa Rica, proferiu mais de 23.700 despachos e decisões, realizou mais de 4.300 audiências, e prolatou mais de 6.300 sentenças, conforme dados extraídos do sistema de gerenciamento do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul.
Cassiane Mews 
 
Fabrizzio Carrijo 
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS