www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
20/04/2023 - 14:54
Aprovado projeto de lei da Câmara que estabelece normas gerais sobre segurança escolar em Costa Ric
Foto: Divulgação
Foi aprovado nesta segunda-feira (17), o Projeto de Lei n°485 de autoria da Câmara que estabelece normas gerais sobre segurança escolar das instituições educacionais públicas e privadas no município de Costa Rica.
 
São objetivos da presente Lei:  promover a cultura da paz e dos direitos humanos no ambiente escolar; implementar a integração entre as instituições de segurança pública e as instituições educacionais no município de Costa Rica; implementar ações preventivas para a redução da violência e da criminalidade no ambiente escolar e adjacências. Capacitar professores, gestores e demais profissionais da educação para lidar com situações de violência e de conflito; fomentar a participação da comunidade escolar na promoção da segurança no ambiente escolar; E estimular a criação de redes de proteção à criança e ao adolescente no ambiente escolar.
 
Conforme explicou a 2ª secretária prof. Me. Manuelina Martins a medida se mostra ainda mais urgente e necessária após as fatalidades ocorridas recentemente na cidade de Blumenau-SC, amplamente noticiadas pela mídia quando um homem invadiu uma creche matando quatro crianças entre 4 e 7 anos, e ferindo outras cinco.
 
“Por conta dos últimos acontecimentos fomos todos demandados por pais de alunos pedindo uma audiência pública ou reunião para discutirmos medidas para garantirmos a segurança nas escolas. E dessa forma como presidente da Comissão Parlamentar de Educação e também servidora da categoria e do grupo magistério vejo essencial a participação da Casa de Leis no trabalho de garantimos que as escolas mantenham um ambiente seguro e acolhedor para seus alunos, professores e funcionários”, explicou a vereadora.
 
O projeto prevê também, a criação de um Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Ataques e Atentados em Instituições de Ensino no município de Costa Rica, a fim de estabelecer medidas preventivas para garantir a segurança da comunidade escolar em caso de possíveis ameaças e ataques.
 
“O nosso projeto de lei ele vai além do edital n° 05 lançado pelo Ministério da Justiça, pois estabelece mecanismo de ações que o próprio município pode desenvolver por meio de protocolos de segurança, treinamento de professores e funcionários para agir em situações de emergência, criação de canais de denúncia para relatar ameaças ou suspeitos, e medidas para controlar o acesso de estranhos à escola, entre outros”, finalizou a vereadora.
 
O PL n° 485 foi votado e aprovado por unanimidade, em discussão única, durante a 12ª sessão e agora segue para ser avaliado pelo prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos.
 
 
Cassiane Mews – Assessora de Comunicação
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS