www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Eventos
02/06/2023 - 19:45
Programa Mulher Segura da Polícia Militar realiza 1º Encontro Estadual de Capacitação em Costa Rica
Foto: Divulgação
A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Costa Rica, realizou entre os dias 29 de maio e 02 de junho, o 1º Encontro Estadual de Capacitação do PROMUSE (Programa Mulher Segura) da Polícia Militar. O evento, realizado no auditório da SEMED, contou com uma programação intensa e variada, com palestras, estudos de casos e ações práticas. A carga horária total foi de 32 horas. Estiveram presentes além da anfitriã, as cidades de Coxim, Caarapó, Naviraí, Campo Grande e Dourados.
 
De acordo com o diretor da Polícia Comunitária e Direitos Humanos da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul), coronel Alexandre Rosa Ferreira, o objetivo foi promover o enfrentamento à violência doméstica contra mulheres, por meio de ações de prevenção, visitas técnicas, conversas com vítimas, familiares e até mesmo com os agressores, fazendo os encaminhamentos pertinentes aos órgãos da rede municipal de atendimento à mulher em situação de violência.
 
Para a secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Márcia Alves, "o encontro foi fundamental para capacitar e aprimorar as ações da rede de proteção à mulher em situação de violência doméstica e familiar em nosso município. É importante destacar a participação ativa de todos os profissionais envolvidos, que se empenharam em debater e buscar soluções para garantir a segurança e a proteção das mulheres de Costa Rica".
 
No primeiro dia do encontro, a abertura oficial contou com a presença do prefeito da cidade, delegado Cleverson Alves dos Santos, que ministrou a palestra magna sobre a perspectiva histórica da Lei Maria da Penha no Brasil e os direitos humanos das mulheres. A promotora de justiça da Comarca de Chapadão do Sul, Fernanda Proença de Azambuja, apresentou os princípios da Rede de Proteção à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, e foram debatidas as relações interpessoais na Rede de enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar.
 
No segundo dia, a defensora pública da Comarca de Costa Rica, Katherine Alzira Avellan Neves, ministrou palestra sobre a Lei Maria da Penha, enquanto o juiz de direito da 1ª Vara Cível e Criminal da Comarca de Costa Rica, Francisco Soliman, falou sobre Medidas Protetivas de Urgência. A coordenadora estadual do PROMUSE em MS, capitã Bruna Carla Sanches Rodrigues, palestrou sobre as ferramentas e instrumentos de controle, prevenção e enfrentamento à violência doméstica e familiar.
 
No terceiro dia, o integrante da equipe técnica do PROMUSE, 3º Sargento Adelino Schibilski, palestrou sobre a importância de reinventar a masculinidade, enquanto o 3º sargento Eliciel Freire de Salles ministrou a palestra sobre a relação de gênero e violência contra a mulher do componente masculino. Os palestrantes sargentos Gizele Guedes, Aline Furtado e Denis Lianz Denner Penha da equipe técnica do PROMUSE apresentaram o PROMUSE Protocolo e o Diferencial no Atendimento.
 
No quarto dia, foi apresentada a minuta do Plano Municipal Decenal de Políticas para Mulheres 2023-2033 pela assistente social técnica de referência da SPPM/CR, Soliane R. Anacleto Ulian. Foram formados grupos de trabalhos que apresentaram ações e orientações para visitas técnicas. No último dia do encontro, foram realizadas visitas técnicas operacionais do PROMUSE e o painel de respostas e soluções com a rede - estudos de caso - e por fim, apresentou-se os estudos de caso.
 
A capitã da Polícia Militar de MS, Bruna Carla Sanches Rodrigues, resumiu a 1ª capacitação do programa Mulher Segura em Costa Rica, onde formou e capacitou mais de 50 servidores, incluindo policiais militares, pessoal da rede e das secretarias de saúde, educação e segurança pública. “Foi uma experiência gratificante, com muitas propostas positivas para o município. Aprendemos muito sobre a realidade das mulheres que sofrem violência doméstica e a importância de reconhecer diferentes tipos de violência, como a moral, psicológica e patrimonial. Com a participação de todo o município, agora podemos oferecer um atendimento mais profissional e humano para essas mulheres vulneráveis. Agradecemos o apoio e a participação de todos os servidores e a certeza de que devolvemos para o município pessoas mais sensíveis e preparadas para lidar com a violência contra as mulheres”, disse.
 
Ao final do evento, foi feito a entrega de certificados de conclusão do 1º Encontro Estadual de Capacitação do PROMUSE aos concluintes por autoridades locais e visitantes.
 
Assessoria de Comunicação - PMCR
Silvestre de Castro
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS