www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
18/07/2023 - 09:59
LDO é debatida em audiência pública na Câmara de Vereadores de Costa Rica
Foto: Silvestre de Castro - Assecom / PMCR
Na última segunda-feira, 17, a Câmara de Vereadores de Costa Rica e o Executivo realizaram uma audiência pública conjunta para discutir o projeto de lei nº 1.518, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2024. Esse encontro teve como objetivo permitir a participação popular e promover a gestão democrática.
 
A abertura dos trabalhos contou com a presença da secretária de Assistência Social, Evair Gomes Nogueira, que representou o Executivo. Ela destacou a importância da parceria entre a Câmara Municipal e o Governo Municipal para solucionar os problemas da cidade, de modo que atendam as demandas dos vereadores e sejam viáveis para a execução pela Prefeitura de Costa Rica, em observância à Lei de Responsabilidade Fiscal e a Constituição Federal.
 
O vereador Evaldo Paulino Garcia, que presidiu a audiência, comprometeu-se a trabalhar junto à Casa Legislativa para buscar uma solução para os pontos em conflito. Ele sugeriu ainda a aproximação entre os técnicos dos poderes Executivo e Legislativo para elaborarem essa nova formatação.
 
Durante a audiência, os técnicos da Emdico, consultoria de gestão contratada pelo município, detalharam a LDO 2023. Eles abordaram o cenário das receitas municipais e destacaram as ações realizadas para reduzir o impacto nas contas públicas com a diminuição do ICMS. Segundo a equipe técnica, o governo tem mantido o equilíbrio fiscal sem aumentar impostos e continuará investindo em áreas prioritárias da cidade.
 
O consultor Herbert Assunção explicou também o processo de adequação da receita estimada pela Finanças às despesas do município. Eles ressaltaram o trabalho desenvolvido pelo Executivo, que envolve uma articulação com todos os setores da administração pública municipal. A expectativa é que a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024 seja equilibrada e reflita os esforços do Executivo para melhorar os serviços prestados à população.
 
Durante a audiência, o assessor José Edson Narcizo Gonçalves, alertou para o fato de o Governo Federal ter encerrado o Programa das Escolas Cívico-Militares. Isso exigirá que Costa Rica encontre uma maneira de financiar a única escola municipal que participava do programa. Essa medida impactará na disponibilização de mais recursos para essa finalidade.
 
A LDO é um instrumento que desdobra, em metas anuais, o planejamento de governo presente no Plano Plurianual (PPA 2022-2025). Ela orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) e compreende as metas e prioridades do Executivo e do Legislativo Municipal, as diretrizes para a elaboração e execução do orçamento do Município, além das disposições sobre alterações na legislação tributária e tarifária, despesas com pessoal e encargos sociais, metas fiscais e riscos fiscais.
 
A audiência contou com a presença de diversas autoridades, como o procurador geral do município, Rogerio do Carmo Soto Coelho, a secretária de Educação, Maria Aparecida Francisca de Souza Almeida, o secretário de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, João Carlos Candido Rocha, o presidente da Câmara de Vereadores, Ailton Martins de Amorim, a vice-presidente Rosangela Marçal Paes, o 1º secretário Averaldo Barbosa da Costa, a 2ª secretária prof.ª mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, dos vereadores Claudomiro Martins Rosa (Cocó), Artur Delgado Baird e Waldomiro Bocalan (Biri); entre outras e membros da população.
 
 
Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS