www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
08/08/2023 - 13:03
Projeto de Lei que altera legislação para viabilizar chegada do 5G em Costa Rica é aprovado por unanimidade
 
 
A Câmara Municipal de Vereadores de Costa Rica aprovou nesta segunda-feira (07), o Projeto de Lei (PL n°493) de iniciativa do vereador 1° secretário Averaldo Barbosa da Costa e do presidente Ailton Amorim que autoriza a Agência Nacional de Telecomunicações Anatel a realizar a instalação de infraestrutura de suporte para Estação Transmissora de Radiocomunicação ETR, possibilitando que o município receba a quinta geração da telefonia móvel (5G).
 
Conforme explicou o autor do projeto, o 1° secretário da Casa de Leis Averaldo Barbosa, é necessário que o município regularmente o uso e ocupação do solo para instalação desta infraestrutura da rede de telecomunicações.
 
“Até o momento, poucas cidades do país adequaram as suas legislações locais às mudanças do Marco Legal das Antenas, e a demora pode colocar em risco o cumprimento adequado do cronograma de instalação das estruturas de telecomunicações que viabilizarão a nova tecnologia 5G.  Dessa forma, Costa Rica sai à frente, pois a cidade com legislação local atualizada pode ser atendida primeiro do que uma cidade à frente no cronograma da Anatel, mas atrasada na adequação da legislação urbanística”, explicou Averaldo.
 
Segundo a Anatel, a falta de leis locais adequadas cria obstáculos para implementação do 5G, como a dificuldade na obtenção de licenças para a instalação de torres e locais para antenas, tendo em vista que a rede 5G exige um número maior de antenas para suportar a tecnologia.
 
Em Costa Rica, vige a Lei Municipal nº 1.368/2017, atualmente responsável por disciplinar as normas urbanísticas para a instalação de infraestrutura de suporte para equipamentos de telecomunicações. Contudo, essa norma já está desatualizada, pois atende aos padrões exigidos para a disponibilização de tecnologias que já estão ficando ultrapassadas, como o 4G. Esse atraso na atualização da legislação, como exposto anteriormente, cria empecilhos para a instalação dos equipamentos do 5G, o que poderá retardar a ativação da nova tecnologia no município.
 
O PL n° 493 foi aprovado em 2ª discussão e segue para sanção do prefeito Cleverson Alves dos Santos. 
 
 
 
Cassiane Mews – Assessora de Imprensa
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS