www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Geral
27/09/2023 - 06:30
Prefeitura de Costa Rica realiza obra de contenção de erosão às margens do Rio Jauruzinho
Foto: Divulgação
Em 14 de julho de 2022, a região do Jauruzinho, em Costa Rica, recebeu uma visita especial. O prefeito, delegado Cleverson Alves dos Santos, o vice-prefeito Roni Cota, o secretário de Obras Penides Garcia Jacinto, o vereador Waldomiro Bocalan e outros servidores da administração municipal estiveram presentes para atender a uma reivindicação antiga dos moradores: a contenção de uma erosão às margens do Rio Jauruzinho na Fazenda Rancho Macaúba com a Estrada Vicinal CR 08, Zona Rural, a 60 km do município.
 
O prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos externou seu contentamento na ação de contenção de uma erosão às margens do Rio Jauruzinho. “Estou extremamente satisfeito em anunciar que a obra de contenção da erosão às margens do Rio Jauruzinho foi concluída com sucesso. Essa ação era de extrema importância para preservar nosso meio ambiente e garantir a segurança e tranquilidade de todos. Promover a defesa das áreas de preservação permanente e a manutenção da malha viária, preservando o direito de ir e vir e, principalmente, por ser uma rota de transporte e escoamento de produção, é dever do município. Agradeço a todos os envolvidos nessa ação e reafirmo meu compromisso em continuar trabalhando para o desenvolvimento e bem-estar de nossa gente”, disse o gestor.
 
Há mais de 10 anos, devido ao solo arenoso, a erosão de grandes proporções vinha causando estragos na região e prejudicando a área de preservação permanente e estrada vicinal CR 08 onde é feito também o transporte de escolar. Pastagens e vegetação, às margens do rio eram destruídas, ameaçando até mesmo a passagem dos moradores e o escoamento da produção agropecuária na localidade. Além disso, uma das mais belas cachoeiras do rio estava em risco de desaparecer, o que causaria danos irreparáveis ao meio ambiente com o assoreamento.
 
A Prefeitura de Costa Rica, por meio da Secretaria de Obras, decidiu agir e realizar uma ação de contenção da erosão. Mais de 80 caminhões de pedra entre rachão, extraídas na pedreira próxima e cascalho, resultando em diversos metros cúbicos foram levados ao local e o trecho próximo à ponte foi totalmente recuperado e cascalhado. O objetivo era claro: devolver o rio ao seu leito original e evitar que danos maiores ocorressem.
 
O secretário de Obras, Penides Garcia Jacinto, ressaltou a importância da obra. Segundo ele, o prefeito ficou satisfeito com o trabalho realizado, pois essa ação era fundamental para evitar consequências mais graves, como a destruição da cachoeira, da mata ciliar e a erosão contínua do local. "Foi um serviço difícil, mas conseguimos finalizá-lo", afirmou o secretário.
 
Com o término da obra, o rio Jauruzinho voltou ao seu curso normal, trazendo alívio para os moradores da região e garantindo a preservação de um importante patrimônio natural. A ação da Prefeitura de Costa Rica demonstra o compromisso da administração municipal com o bem-estar da população e a preservação do meio ambiente.
 
Agora, os moradores poderão desfrutar novamente da beleza e tranquilidade do rio Jauruzinho, sem se preocupar com os estragos causados pela erosão. Além disso, a cachoeira, que é uma das mais apreciadas da região, continuará a encantar visitantes e a ser um atrativo turístico importante para a cidade.
 
A visita dos representantes do poder público à obra de contenção da erosão mostra a importância dada à demanda dos moradores e a atenção que a administração municipal está dando para solucionar os problemas da região. O trabalho em equipe e o empenho dos envolvidos foram fundamentais para o sucesso da ação.
 
Agora, os moradores de Costa Rica podem respirar aliviados, sabendo que o rio Jauruzinho está seguro e que sua beleza natural será preservada. A ação da Prefeitura de Costa Rica é um exemplo de como o poder público pode atender às demandas da população e agir em prol do meio ambiente, garantindo um futuro melhor para todos.
 
 
Assessoria de Comunicação - PMCR
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS