www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Geral
01/11/2023 - 07:07
No dia de finados será celebrado missas no Cemitério Divino Pai Eterno em Costa Rica-MS
Foto: Igor Santana
Hora da Notícia
Na véspera do “Dia de Finados”, 02 de novembro, quinta-feira, os cemitérios de Costa Rica/MS estão recebendo a visitação de familiares de pessoas sepultadas nos locais. Dois cemitérios recebem visitas nesta data, o “Divino Pai Eterno” localizado no centro da cidade, fundado na década de sessenta com cerca de quatro mil sepultadas. O Outro e o cemitério localizado no Jardim Novo Horizonte com poucas sepulturas, neste local estão sepultados os fundadores da cidade de Costa Rica. 
 
O padre José da Silva, administrador Paróquia Santo Antônio de Pádua em Costa Rica-MS informou que serão celebradas três missas no Cemitério Divino Pai Eterno no dia de finados. Ele informou que as celebrações vão acontecer: a primeira às 06 horas da manhã, às 09 horas e às 16 horas. As celebrações vão acontecer em frente a entrada principal.  
 
A Secretaria Municipal de Assistência Social Evair Gomes, desenvolveu nos últimos dias ações de limpeza, manutenção, pintura, construção de muros, calçadas e poda de árvores nas necrópoles. O Hora da Notícia apurou que os serviços estão sendo realizadas pela prefeitura para que a população possa prestar homenagens a seus entes queridos. 
 
O Hora da Notícia apurou ainda que no Cemitério Divino Pai Eterno não há mais espaço para sepultamento. Os sepultamentos estão sendo em gavetas que foram construídas, Costa Rica tem uma média de 200 óbitos por ano. 
 
Um terceiro cemitério localizado no prolongamento da Avenida José Ferreira da Costa, na saída para a localidade da Baús, esse não recebe visitas no dia de finados, “normalmente fica fechado”. 
 
 No dia de finados os vendedores ambulantes aproveitam o movimento para comercializar flores e velas na calçada em frente ao Divino Pai Eterno. 
 
As Missas: 
 
De açordo com o padre as missas são uma maneira de possibilitar às pessoas da comunidade a visita o cemitério e também declarar a sua homenagem aos seus entes e amigos queridos. 
 
“Para nós esse dia não é feriado, nós cristãos católicos, é um dia especial de oração por aqueles que nos antecederam e que nos apontam para uma esperança, a esperança que o próprio Cristo Jesus veio nos trazer, e para nós sinal da nossa fé, então, por isso eu convido todos aqueles da nossa comunidade da nossa cidade e região para quê visitando o cemitério façam sua oração pelos fiéis defuntos, mas também renove diante dos túmulos a sua fé na ressurreição da vida eterna. Pois para o Cristão a morte não é a última palavra, mas é a vida, a vida se transforma, a vida em Cristo nos dá esperança, esperança da ressurreição de todos os nós”, disse o padre ao Hora da Notícia. 
 
O Hora da Notícia, esteve no local, encontrou algumas pessoas limpando túmulos para o dia de visitação, constatou que o local está limpo e pronto para receber os visitantes. 
 
Limpando o tumulo:  
 
João Santos Coelho de Oliveira, pai de Olitony Martins Coelho, falecido recentemente com 34 anos, estava na tarde da última segunda-feira (31) limpando o túmulo do filho e conversou com a jornalista do Hora da Notícia.  
 
Ele faleceu de Covid, em cinco dias veio a óbito, foi muito rápido “ainda não acredito que meu filho morreu, ele era um brilhante empreendedor, minha Fé me fortalece, tenho enorme saudades”, finalizou.    
  
Secretária: foram construídas 240 gavetas 
 
O Hora da Notícia, conversou com a Secretaria de Assistência Social, Evair Gomes Nogueira, ela informou que foram construídos 240 gavetários (túmulos), “consiste na retirada dos restos mortais da sepultura podendo ser destinados para o ossário coletivo, poderá também desde que devidamente autorizado ser removido para qualquer outro cemitério ou crematório”. Segundo a secretaria não tem custo para ser feito a remoção. 
 
Hora da Notícia
 


É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS