www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Saúde
13/02/2024 - 09:34
Costa Rica inicia vacinação contra a dengue em crianças de 10 e 11 anos nesta quarta-feira
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Costa Rica, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024, à aplicação da Vacinação contra a Dengue - D1 em Crianças de 10 e 11 anos. A campanha acontece em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) do município, das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h30.
 
De acordo com a Nota Técnica nº 11/2024-CGIRF/DPNI/SVSA/MS, o Ministério da Saúde incorporou a vacina contra a dengue ao Sistema Único de Saúde (SUS) em dezembro de 2023. A partir dessa decisão, o processo de implementação da vacina foi iniciado, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e do Comitê Técnico Assessor em Imunização (CTAI).
 
Seguindo as orientações dessas entidades, a vacinação contra a dengue foi recomendada para pessoas de 6 a 16 anos que vivem em áreas de alta carga e transmissão da doença. No entanto, o Ministério da Saúde, em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), decidiu iniciar a vacinação na faixa etária de 10 a 14 anos, com base nas taxas de hospitalização por dengue registradas nos últimos 5 anos no Brasil.
 
A distribuição das doses nos municípios foi baseada em critérios como a incidência da doença, o tamanho populacional e a predominância do sorotipo DENV-2, recentemente emergente. Costa Rica foi contemplada com 771 doses nessa primeira remessa.
 
Para garantir a efetividade da vacinação, é obrigatória a apresentação do cartão de vacinação da criança. 
 
A aplicação da D1 será realizada inicialmente nas idades de 10 e 11 anos, visando ampliar o acesso da população-alvo à vacina no menor tempo possível. As demais doses para D2 serão enviadas posteriormente, respeitando o intervalo recomendado de 3 meses entre as doses.
 
O secretário de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos, reforça a importância da vacinação contra a dengue e ressalta que a campanha seguirá as orientações do Ministério da Saúde e das autoridades de saúde.
 
 PMCR:Silvestre de Castro
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS