www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Geral
14/02/2024 - 08:35
Campanha da Fraternidade debate divisão social e ódio criado nas redes sociais
Foto: Divulgação
Correio do Estado
Campanha da Fraternidade 2024, que tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8), será lançado oficialmente nesta quarta-feira de cinzas (14), pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
 
A campanha começa em 14 de fevereiro e vai até 28 de março de 2024. O tema da CF 2024 é inspirado na Carta Encíclica Fratelli Tutti: sobre a fraternidade e a amizade social, do Papa Francisco, publicada em 2020.
 
Todos os anos a CNBB define diferentes temas sociais. No ano passado, o tema foi “Fraternidade e Fome”.
 
O tema deste ano, “Amizade Social”, reflete sobre causas dos conflitos, a hostilidade na relações humanas e a agressividade interpessoal. O objetivo da CF 2024 é promover vínculos de amizades que estimulem a comunhão, reconciliação, acolhida, compaixão, comunidade, diálogo, convivência, empatia e o bem comum.
 
A fonte da amizade não é egoísta, mesquinha, fechada, seletiva, indiferente ou violenta.
 
Um grupo que vive a experiência da amizade sem a dimensão social e senso de bem comum, facilmente cai em atitudes extremistas rejeitando todos aqueles que não tem afinidade com seus interesses.
 
Dessa forma estimulam a rejeição, o preconceito, a segregação, a injúria étnica, cultural e ou religiosa, promovendo a inimizade e os conflitos. Assim nascem as guerras (ideológicas, políticas ou religiosas) entre povos, alicerçadas na intolerância religiosa, no nacionalismo que alimenta a xenofobia.
 
“O tema da CF 2024 nos convida a pensar e nos treinar na importância da proximidade, da acolhida incondicional, do intercâmbio de dons, pois todos somos portadores de riquezas. Isso só é possível se a experiência da amizade for aberta. Quando dois amigos ou um grupo se fecha na amizade, se empobrece e, dessa forma, não contribui para o bem comum porque esqueceu da sua dimensão social. A família é o primeiro grupo natural de experiência de amizade chamada a abrir-se às necessidades dos outros. Por isso, em geral, aprendemos a ser solidário no seio familiar, pois a sociedade é uma rede de famílias”, afirmou a CNBB.
 
O tema desafia a estimular o desenvolvimento integral que é consequência da consciência ativa da corresponsabilidade para com a promoção da paz e da justiça.
 
Naiara Camargo
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS