www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Educação
21/02/2024 - 13:48
Volta às aulas: monitoramento em tempo real de 298 escolas garante segurança aos estudantes
Foto: Bruno Rezende/Arquivo
Para garantir segurança e tranquilidade no retorno às aulas, o Governo do Estado faz o videomonitoramento em tempo real de 298 escolas da Rede Estadual de Ensino. Em qualquer caso de urgência e emergência, as equipes que fazem esta vigilância têm um tempo de resposta de até 10 minutos.
 
O COSI (Centro de Operações de Segurança Integrado), localizado em Campo Grande, é o responsável por fazer este monitoramento. Eles possuem 10 salas e 260 funcionários disponíveis para realizar o serviço. Em quatro turnos, as imagens são acompanhadas 24 horas por dia.
 
De acordo com o gerente geral do COSI, Vicente Lopes, em qualquer caso de emergência em uma escola, uma equipe do Centro segue para unidade, e neste mesmo instante a Polícia Militar também é acionada para dar todo respaldo caso seja necessário.
 
“Trabalhamos em conjunto com a segurança pública, inclusive temos aqui unidade do NISE (Núcleo de Monitoramento de Sistemas de Segurança) para dar o suporte necessário. Também ampliamos o monitoramento para a Central de Matrículas e almoxarifados da SED”, afirmou Vicente Lopes.
 
Lopes destacou que as escolas que são monitoradas têm até 16 câmeras instaladas na unidade e que todos os diretores possuem um aplicativo, onde podem acionar o “botão de alerta” digital para acionar em caso de emergência. “O sistema aqui é acionado de forma automática para que sejam tomadas as devidas providências”.
 
O aplicativo ainda tem espaço para os diretores fazerem eventuais denúncias ou até requisitar serviços em relação a manutenção ou troca dos aparelhos instalados. O objetivo é garantir segurança aos alunos e profissionais de educação.
 
“Esta é uma operação moderna, extremamente digital, que faz parte da nossa gestão. É uma forma de monitorar todas estas unidades de forma muito ágil. Estamos buscando um ambiente cada vez mais seguro para os nossos alunos e professores”, afirmou o governador Eduardo Riedel.
 
Para o secretário estadual de Educação, Hélio Daher, o videomonitoramento traz tranquilidade para as comunidades escolares em todo o Estado. "Trata-se de um projeto pioneiro, criado com o objetivo de garantir um ambiente seguro para nossos estudantes e profissionais das 349 unidades da Rede Estadual, com acompanhamento 24h, equipes de resposta em tempo real e que vem associado à ações como o monitoramento por parte do Núcleo de Inteligência de Segurança Escolar", explicou.
 
Cerca de 178 mil estudantes voltaram às aulas nesta quarta-feira (21), em 349 unidades escolares da REE (Rede Estadual de Ensino) nos 79 municípios do Estado. 
 
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS