www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Geral
17/11/2009 - 16:25
Eleição que indicou conselheiros tutelar no município pode ser anulada
Hora da Notícia

O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) realizou eleição nesta segunda-feira (16) para escolha dos novos conselheiros para trabalharem com crianças e adolescentes que tem seus direitos violados. O Hora da Noticia apurou que estão surgindo denuncias de pessoas que gostariam de ter inscrito para participarem do processo de escolha.  A alegação é que o CMDCA não deu ampla divulgação ao edital na mídia, só foi publicada no diário oficial do município; a divulgação foi só para que as pessoas procurassem os locais onde foram instaladas as urnas para votarem.

O Conselho já registrou em ata o resultado da eleição, que escolheu cinco conselheiros para atuarem em Costa Rica e um para o Distrito de Paraíso das Águas, onde também foi realizada a eleição.

A eleição corre o risco de ser anulada caso fique comprovado que não houve divulgação do edital pelo CMDCA, conforme determina o Eca (Estatuto da Criança e do Adolescente). O caso está sendo analisado pelo representante do Mistério Público, Bolivar Luis da Costa Vieira, promotor da infância e adolescência. Ele poderá pedir a anulação da eleição.

De acordo com a ata assinada pelos membros do CMDCA, 1.103 pessoas compareceram as escolas para votarem. Veja o resultado da eleição abaixo:

Reinaldo Terzetti Junior - 314

Glaucia Gonçalves de Aquino - 338

Nelci Geralda Matos dos Santos - 387

Euma Lino Ferreira - 349

Keila Batista Nogueira – 376 Reeleita

Nivaldo Miliati - 202 votos

Alessandra Dias Agostinho - 51

Claudete Rodrigues da Silva - 205

Maria Elizabete Succhy Albuquerque - 163

Maria Jose Amorim Correa – 312

Os conselheiros vão receber salário de R$ 954,00. O órgão e mantido pela prefeitura municipal. Os eleitos têm mandato de dois anos, de 2.010 a 2.012.

 

Hora da Notícia

    
› Comentários
Jacira em 23/11/2009 14:43
Sem menosprezar as pessoas aprovadas para serem Conselheiros, acredito na divulgação em meios de comunicação em massa. Muitas pessoas, até mesmo interessadas em concorrerem ao cargo, só tomaram conhecimento das eleições, quando convidados a comparecerem para votarem.
Jaqueline em 23/11/2009 14:36
Acho errado a não divulgação nos meios de comunicação de massa, como o rádio, Isso facilitaria para os interessados e haveria mais concorrentes, talvez até mais bem preparados para tal cargo.
Elen em 19/11/2009 19:37
o edital tem que ser divulgado em meios de comunicação que atinjam toda população e naõ só afixados em murais.
Marcela Machado em 19/11/2009 19:31
Não tive nenhum conhecimento de que estava aberta as inscrições aos interessados a ser conselheiro tutelar e fiquei horrorizada quando "ouvi" as chamadas no rádio para o dia da eleição... ????????
Beatriz S. Lunarde em 19/11/2009 19:19
Realmente é preocupante isso, pois é uma coisa séria, e cade as autoridades competentes para resolver isso? Só cego para não ver e perceber o que ocorreu, ou mellhor, o coitado do cego, não lê, e como não houve as propagandas auditivas com certeza mesmo ele não percebeu e nem viu o que ocorreu! A comunidade tem que ser participante de processos eleitorais importantes como este! Acordem enquanto há tempo!!!
Everaldo Pereira dos Santos em 18/11/2009 19:08
Infelizmente, mais uma vez, assistimos um processo de escolha de um cargo público tão importante para a sociedade e principalmente para as crianças e adolescentes do nosso munícipio sem a transparência e publicidade, desejada, nem na rádio ouvimos divulgação, só editais em murais de alguns órgãos públicos e diário oficial do munícipio, que alguns poucos acompanham. Já não bastava tantas reclamações que todos nós ouviamos de conselheiros dos mandatos anteriores, agora uma nova eleição, e muita gente capacitada querendo participar e nem ficaram sabendo, não que os eleitos não o sejam, mas deveria ser mais democratico e participativo, assim como é todo processo eleitoral!
ANTONIO DIVINO FELIX RODRIGUES em 18/11/2009 10:54
Todo o processo realizado até agora para composição do Conselho Tutelar, foi Divulgado no Síte do Municipio e Mural das Escolas, Postos de Saude e outros Locais Publico, o Edital foi publicado no Site do Municipio no dia 28 de julho de 2009 na parte do Diário Oficial do Municipio. e todo processo foi acompanhado pelo Ministerio Publico, inclusive com aplicação da prova escrita e pareceres nos processos de cada candidato. e o mais importante é que foram eleitos com o voto direto.
marta em 18/11/2009 em 18/11/2009 10:33
fiquei horrorizada quando me chamaram para votar pois na outra vez fiz a prova e desta vez nem sabia que iria ter outra vez a prova pois queria muito fazer espero que anule pois todos tem direito. e obvio que foi violado os dereitos do eca e que isso nao fique em puni.
Troncoso em 18/11/2009 09:25
Penso que essa eleição deveria ser amplamente divulgada para a população, pois se trata de interesse público.Fui com minha mulher votar e vi que são poucas pessoas que sabem desta eleição. Tanto o edital ,quanto a eleição deveria ser amplamente divulgada. Autoridades, pensem nisso e marcquem novas eleições.
Luciana Maria em 18/11/2009 08:20
E verdade! Essas eleições são falsidades. Os candidatos buscam os eleitores de carro para votar. Quem nao tem dinheiro para pagar ficam de fora. Por isso so entra nesse conselho incompetentes.
luciana em 18/11/2009 07:12
È uma vergonha. Porque, sempre que tem essa eleiçao do conselho tutelar as pessoas nao ficam nem sabendo das inscriçoes e sempre sao as mesma pessoas que ja estavam trabalhando,precisa mudar a forma de divulgaçao do edital poque precisamos de um conselho mais organizado e preparado.deveria ser mais transparente para que toda a populaçao tenha conhecimento do edital.
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS