www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Eventos
21/11/2009 - 11:45
Comunidade negra de Costa Rica comemoram o dia da consciência negra com feijoada
Foto: Hora da Notícia
Hora da Notícia
Professor João Marcos Correia de Toledo
Professor João Marcos Correia de Toledo

Para comemorar o dia da consciência negra a AfroRica (Associação dos Afro Descendentes de Costa Rica) presidida pelo professor João Marcos Correia de Toledo em parceria com o SINTED (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) promovem neste domingo ( 22), a 2ª “Feijosamba”. Os convidados vão poder saborear a feijoada ao som do samba no Clube do Corinthians.

O dia da consciência negra foi comemorado na última sexta-feira (20). O prefeito Jesus Queiroz Baird (PMDB) fez referência à data durante cerimônia de inauguração do prédio do Sindicato Rural destacando a luta dos negros pela igualdade, “que sejam triunfantes em suas lutas” disse Baird.

De acordo com João Marcos os convidados vão assistir a apresentações culturais e artísticas antes de saborearem a feijoada.

Estão programadas duas palestra, a 1ª para às 10 horas com a professora Mestra, Maria Ivone da Silva, o tema: “Discutição Racial a na Escola: grupo AfroRica: uma articulação possível?

A 2ª palestrante será ministrada pela professora Roseli Cruz Machado focando a importância da lei 10.629 que trata da obrigatoriedade do ensino da história da AfroRica.

A feijoada será preparada pelo “mestre” das feijoadas, Jorginho da Germinex. Ao meio dia será servida acompanhada de roda de samba.

Os ingressos estão a venda no valor de R$ 10,00 através dos telefones: 3247-4951 e 3247-1928.

História do Dia Nacional da Consciência Negra

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade.

Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Hora da Notícia





É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS