www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Geral
29/11/2009 - 09:33
Conferência das cidades na capital inicia com 21 entidades
TV Morena
A Comissão Preparatória para a 4ª Conferência da Cidade de Campo Grande já conta com 21 entidades da sociedade civil interessadas em conduzir o processo do evento na capital.

A escolha foi feita no auditório do Planurb com a presença de conselheiros regionais, representantes de instituições federais, estaduais e municipais, de entidades de classes e de movimentos sociais e populares.

Em um segundo momento, outras instituições governamentais e não governamentais deverão ser acrescidas a essa Comissão que poderá ter até 37 representantes.

Coordenado pela diretora-presidente do Planurb, Marta Lúcia da Silva Martinez, o encontro marcou o primeiro momento de apresentação das diretrizes da Conferência que será realizada nos dias 27 e 28 de novembro, na Escola Municipal de Governo (antigo Cecap).

O tema central discutirá os avanços, dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano. De acordo com a titular do Planurb, outros temas poderão ser propostos durante a quarta edição da Conferência da Cidade de Campo Grande que será uma preparação para a estadual.

A cidade de Campo Grande é uma das referências nacionais em gestão participativa, o que segundo Marta Martinez é resultado da participação da sociedade na gestão pública. “É nas cidades que as coisas acontecem, por isso devemos ouvir os cidadãos para nortear as políticas públicas do governo”, declarou.

A diretora do Planurb lembrou os 22 anos de existência do Planurb e a criação do CMDU (Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano), à mesma época, fazendo de Campo Grande um município com larga experiência no sistema de planejamento integrado e compartilhado com a comunidade.

Conferência da Cidade de Campo Grande

Nesta edição, a Conferência terá quatro eixos temáticos. Cada um terá duas propostas consideradas prioritárias e que serão encaminhadas à Conferência Estadual que será realizada até abril de 2010.

A 4ª Conferência Nacional das Cidades, que acontecerá no período de 24 a 28 de maio de 2010, em Brasília será precedida, obrigatoriamente, por essas etapas preparatórias nos âmbitos estadual e municipal.

O primeiro eixo temático que será discutido pelos participantes da Conferência da Cidade de Campo Grande abordará a importância da criação e implementação de conselhos das cidades (em Campo Grande, já existente e conhecido como CMDU), planos, fundos e seus conselhos gestores, já o segundo eixo tratará da aplicação do Estatuto da Cidade, dos planos diretores e da efetivação da função social da propriedade do solo urbano.

O terceiro discorrerá sobre a integração da política urbana, fundiária, de mobilidade e acessibilidade urbana, habitação e saneamento.

O último eixo focará a relação entre os programas governamentais - como PAC e Minha Casa, Minha Vida - e a política de desenvolvimento urbano.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS