www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Geral
19/01/2010 - 10:30
É arriscado avançar o sinal amarelo
Jornal Nacional
Nas esquinas do Brasil, tem muita gente correndo risco por imprudência e ainda pondo em perigo as outras pessoas. Em Belo Horizonte, a repórter Narrimann Sible mostra o motivo dessa mania nacional.

Se está verde, tudo livre. Já o amarelo... “É sinal de alerta”.

Mas, em vez de esperar, muitos enxergam, nestes segundos de alerta, tempo para pensar: “Ou vai ou fica”. “Esse tipo de cálculo é muito difícil”. E, na dúvida... “Não sabe, arrisca”.

Aí, a cada sinal amarelo, motoristas se arriscam e acabam avançando no vermelho. É um, é outro, são vários.

“O amarelo às vezes nos incita a acelerar mais. Mas isso constitui um perigo real. Ao transpor o amarelo, você não está vendo, mas às vezes você está no vermelho”, explicou Paulo Ademar, perito em trânsito.

Este risco traz consequências. No Brasil, o avanço de sinal é uma das principais causas de atropelamentos na faixa de pedestres. Há quem pense até que para aproveitar o sinal amarelo lá em cima o motorista deve olhar para o chão.

“Se você estiver entre a faixa contínua, você pode passar no sinal amarelo que dá tempo”, alegou o motorista Wisley Agenor.

Como assim? Esta linha no asfalto que, ao longo de ruas e avenidas, é pontilhada e fica contínua quando se aproxima da faixa de pedestre, tem a ver com a luz amarela?

“A real dessa faixa é para disciplinar os movimentos, ou seja, é para colocar os carros na faixa certinha, de acordo com o destino deles no cruzamento. Não tem nada a ver com o tempo do sinal”, esclareceu Paulo Resende, professor da Fundação Dom Cabral.

Ao contrário do que se pensa, a faixa antes do cruzamento deve ser vista como mais um alerta para tirar o pé do acelerador.

“Quando você acelera no amarelo, você está com maior velocidade. Com isso, você vai precisar de mais tempo para parar. Se você já estiver em cima de um sinal de pedestre, você não vai conseguir”, alertou Paulo Resende.

Este é o medo de Dona Marli. Mesmo com o sinal verde para o pedestre, não atravessa logo não. “Porque eu sou prudente, eu amo a minha vida”.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS