Na tentativa de resolver impasses antigos, clientes viajaram mais de 100 quilômetros para virem ao mutirão de atendimento de consumidores da Brasil Telecom/Oi, operadora líder no número absoluto de reclamações em Mato Grosso do Sul.
Dependendo do caso, o tempo de espera por atendimento foi de 15 a 45 minutos, na sede do Procon (Coordenadoria de Orientação e Defesa do Consumidor), em Campo Grande.
O mutirão foi solicitado pelo própria empresa para desafogar as reclamações de clientes e para dar conta da demanda. Foram montadas cinco salas, onde atuavam na mediação acadêmicos de Direito da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e representantes da companhia telefônica.
Este é o segundo mutirão com objetivo de solucionar conflitos entre usuários e operadoras de telefonia. O primeiro ocorreu no dia 10 de abril, com clientes da Claro, e que resultou em acordo para 95% dos casos.
“Esperamos o mesmo nesta oportunidade, índice superior a 90%”, explica Zênio Garcia da Costa, coordenador de gestão de processos do Procon. Ele avalia que a concorrência tem feito com que as empresas busquem mais por este tipo de mutirão de conciliação, reduzindo o volume de reclamações no Procon contra as companhias telefônicas.
Novela – A proposta é acabar com as “novelas” e resolver pendências. Como é o caso de Valda Silva, que veio de Dois Irmãos do Buriti, a 105 quilômetros da Capital, para tentar resolver um impasse que já dura sete meses.
“Cancelei o serviço em setembro, mas no mês seguinte veio a conta. Isso tem se repetido até hoje”, reclama. Segundo ela, um pacote de R$ 96 chegava com valores superiores a R$ 300.
“Liguei para eles falando que havia cancelado o serviço e que o valor nem era referente ao meu pacote. Mas os atendentes eram grossos e diziam que se tinha conta era porque eu devia”, reclama. Para que seu caso fosse resolvido, Valda esperou 45 minutos, mas o resultado foi positivo: a empresa admitiu a cobrança indevida, que foi retirada.
Seikichiro Morata, empresária, também conseguiu resolver seu problema. “Tinha um plano de internet 3G que cancelei. Mas também recebi cobranças indevidas e ameaça de colocarem meu nome no Serasa. Um absurdo.”, reclamou.
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