www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
20/07/2010 - 08:52
Presidente da Assembleia questiona TRE-MS para usar servidores na campanha eleitoral
Midiamax

Em pleno período eleitoral, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Jerson Domingos (PMDB), encaminhou consulta ao TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) de Mato Grosso do Sul sobre a legalidade da prestação de serviços nos comitês de campanha eleitoral pelos servidores do Poder Legislativo.

O relator do caso André Luiz Borges Netto julgou a consulta prejudicada e nem chegou a emitir resposta.

Segundo o TRE-MS esclareceu, depois de iniciado o processo eleitoral, não é mais admissível a interposição de consulta. Ele justificou ainda que a legislação no art. 73 da Lei n.º 9.504/97 que trata das condutas vedadas a agentes públicos já dispõe sobre o assunto. Assim, como a consulta não preencheu os requisitos para sua devida apreciação, ela foi arquivada.

Para tentar justificar a consulta, o presidente do parlamento sul-mato-grossense disse que alguns dos funcionários da Assembleia que poderiam trabalhar nas campanhas dos deputados "são servidores que durante todo o mandato têm contato direto e conhecem os eleitores que acompanham o deputado, sendo desta forma importante nos procedimentos de campanha eleitoral".

Jerson Domingos queria saber se podia usar na campanha os servidores nas seguintes situações:

1) no gozo de Licença para Tratamento de Interesse Particular (sem vencimentos)

2) no gozo de Licença Prêmio, por assiduidade

3) no período de férias regulamentares;

4) ocupante do cargo de Assessor de Gabinete Parlamentar – PLAP.07.1 à PLAP.07.10, criados para atender a estrutura de gabinete parlamentar, nas funções de motorista, secretária recepcionista, assessoria jurídica e política, bem como chefe de gabinete parlamentar.

Os cargos mencionados, conforme Jerson, são pertencentes ao Grupo VII – Assistência Parlamentar, que tem como atribuição a execução de atribuições e tarefas de apoio ao parlamentar, assim como presta-lhes assistência direta e imediata nas ações inerentes ao exercício da função de parlamentar.

Fora do horário de trabalho

A assessoria de comunicação da Casa de Leis informou que a consulta visava tirar do TRE-MS uma resposta universal sobre a atuação dos servidores em campanha. A preocupação era com as mudanças de interpretação da Justiça Eleitoral sobre temas envolvendo campanha política.

Agora, com a negativa do TRE-MS em emitir resposta, a Casa de Leis deve se apegar à Legislação vigente, como sugeriu o relator da matéria. Pela lei, o funcionário público não pode atuar em campanha no horário do expediente. Assim, o entendimento é de que servidores possam ser convocados para a campanha após o trabalho e nos fins de semana.

A assessoria informou ainda que a consulta é inédita. "Se apegando à legislação, a Casa pretende evitar ainda que servidores usem a estrutura do Legislativo para campanha eleitoral que só pode ser feita fora do horário do expediente e longe das dependências da Assembleia".

Não é possível, conforme e assessoria, mensurar a quantidade de servidores que será escalada para fazer campanha, já que a convocação dependerá de cada parlamentar individualmente.

Valdelice Bonifácio

    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
   
Patricia

Hoje, o dia amanhece sorrindo.

Que linda é a vida, e, para que melho...

    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS