www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Geral
08/06/2011 - 08:49
Projeto de cidadania vai envolver professores, pais, escolas e a comunidade na prevenção as drogas
Foto: Arquivo Hora da Notícia
Hora da Notícia
Juiz de Direito da Comarca de Costa Rica
Juiz de Direito da Comarca de Costa Rica

Aconteceu na última terça-feira, (07) a 12º “Reunião para a Cidadania” no auditório da Associação Comercial depois de um período de suspensão das discussões. No encontro foi apresentado um projeto para prevenção de drogas nas escolas pela psicóloga Maria Romilda da Silva, responsável pela coordenação de prevenção contra as drogas no município. O projeto será desenvolvido nas escolas, de acordo com Romilda o esclarecimento aos alunos sobre os malefícios e consequências que as drogas causam no ser humano e na sociedade é uma forma de prevenir. ”É preciso sensibilizar os professores para a abordagem dessa questão, estimular os adolescentes a dizer não as drogas”, disse a psicóloga.

A reunião teve a participação do Juiz da comarca, Luiz Alberto de Moura Filho, ele sugeriu aos vereadores presentes, Adair Tiago de Oliveira (PMDB) e Lucas Lazaro Gerolomo (PSB) para que apresentem um projetos voltado para o interesse social. O magistrado argumentou que é preciso estabelecer em lei as iniciativas, como o projeto que vai trabalhar a prevenção ás drogas nas escolas, “isso é uma forma de proteção para que amanhã ou depois não venha ser abandonado quando mudar o gestor público”.

O projeto apresentado será trabalhado com palestra nas escolas e gincanas em parceria com a comunidade, trabalhado em conjunto com professores e prevê o engajamento dos pais e da sociedade em geral.

Ficou definido que a primeira palestra será na FECRA (Faculdade de Costa Rica), a data será definida pela Psicóloga Romilda. As gincanas devem ter inicio após as férias do mês de julho. Será formada uma comissão de professores que irá elaborar as regras para as gincanas. De acordo com Romilda será realizado uma campanha junto ao comércio local para arrecadar prêmios que serão entregues aos participantes da gincana.

O esforço do Juiz é total no sentido de prevenir, praticando alguma atividade, ele se comprometeu em doar chuteiras para os meninos que se destacarem durantes as gincanas, “eu também gostaria que os demais pudessem ajudar”. O magistrado pediu ainda para que os assessores jurídicos da prefeitura analisem a situação dos meninos que estavam trabalhando na “Oficina dos Sonhos” e estão impedidos de trabalhar, pelo fato de ser menores de idade.

Outro participante da reunião, Cezárino Candido, ele tem um trabalho de preparação para o esporte, segundo ele são de 150 crianças. O trabalho é desenvolvido no Clube Recreativo Costa Rica. “essa é uma forma de tirar as crianças das ruas”.

O vereador Adair ficou com a responsabilidade de fazer gestão junto ao prefeito Jesus Queiroz Baird, (PMDB) e o Secretario Wilson Matheus no sentido de viabilizar o projeto e outros que venham ajudar no combate ás drogas.

Durante a reunião foi discutido uma forma de envolver os secretários municipais nas ações, uma vez que não estão participando dos projetos. Foi destacada a participação do Secretario de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos nas ações, “ele é um secretario atuante, age rápido”, disse um dos participantes.

Os participantes da reunião foram unanimes em cobrar uma “ação mais forte” dos funcionários públicos que recebem salários do poder público para trabalhar na área social no sentido de estarem ajudando nesses projetos.

Participaram da “Reunião para a Cidadania” a presidente do Conselho da Comunidade advogada Renatta Silva Venturini.

Hora da Notícia



É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS