www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Eventos
23/07/2011 - 11:10
Baird e a governadora Simone Tebet abriram oficialmente a colheita de do algodão na Fazenda Planalto
Foto: Divulgação
Hora da Notícia
 Governadora Simone Tebet,Prefeito Jesus Queiroz Baird, ambos (PMDB).
Governadora Simone Tebet,Prefeito Jesus Queiroz Baird, ambos (PMDB).

Teve inicio ontem (22) o encontro “Técnico do Algodão dos Chapadões” na fazenda Planalto, distante cerca de 40 Km de Costa Rica onde foi aberto oficialmente a colheita do algodão que contou com a presença da governadora em exercício, Simone Tebet, (PMDB) que foi recebida pelo prefeito de Costa Rica Jesus Queiroz Baird, (PMDB). A governadora destacou a importância da região ao agregar 48% da produção de todo o estado.

Simone ressaltou que a região é rica e próspera, porque há terra, a vontade e capacidade dos produtores sempre existiu, mas faltava a participação de um governo. Ela acompanhada as secretária estadual de Produção, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias e o prefeito Baird assistiram o início oficial da colheita do algodão realizado por mais de dez máquinas colheitadeiras na área da fazenda.

A governadora em exercício destacou as ações do governo do Estado na implantação da infraestrutura logística para o escoamento de toda a produção não só do algodão, mas de outras culturas, como soja e milho.

O prefeito destacou que a cultura do algodão no município e ressaltou que ela está inserida no contexto econômico da cidade. Ele disse ainda que a malha viária construída pelo governo do estado têm contribuído para o desenvolvimento da região norte. “A malha viária é a redenção para alavancar a economia do município. Todo esse instrumento logístico com rodovias e ferrovias vem baratear o custo”, disse. Juntos, Costa Rica e Alcinópolis somam 26 mil hectares de cultura plantada.

A chefe do executivo destacou o repasse de recursos para a Fundação Chapadão no valor de R$ 200 mil para realizar pesquisas e ter o melhor algodão do País. Ela observou que o valor será repassado no ano que vem.

Dados:

Segundo dados da Ampasul (Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão), a produção movimenta mais de R$ 500 milhões por ano e emprega mais de 26 mil pessoas. São 64 produtores em 86 fazendas numa área plantada de quase 61 mil hectares.

De acordo com o presidente da Ampasul, Darci Boff ano, a expectativa é de colher 240 arrobas de plumas de algodão por hectare. No ano passado, este número foi de 245 arrobas, e nos anos anteriores representou a colheita de 280 arrobas de plumas de algodão.

Mesmo com uma quebra de safra de aproximadamente 15%, por causa das chuvas do início do ano, a produção é considerada boa e com condições favoráveis para os produtores, “Foram sete meses de operações de tratores e de pulverizadores e já estamos com 33% da área colhida em Mato Grosso do Sul. Tivemos também o aumento de plantio da cultura de cerca de 50%. Apesar da influência climática teremos uma boa colheita”, disse Darci Boff.  
 

Hora da Notícia



É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Mais de 30% dos idosos do Brasil são depressivos e 16% solitários
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
   
Patricia

Hoje, o dia amanhece sorrindo.

Que linda é a vida, e, para que melho...

    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS